sábado, 15 de novembro de 2008

É Melhor do Que o MACD

O gráfico diário do SPX abaixo, na cor branca, que cobre o período desde dezembro de 2006 até a última sexta-feira, ilustra o desempenho em 9 ocasiões de uma das carteiras High Yields (junk bonds), na cor vermelha, que monitoro.


Fonte: KB (clique na imagem para ampliá-la)

No ponto (1), final de fevereiro de 2007, o SPX levou um tranco devido aos primeiros sintomas da crise dos títulos subprime, mas a curva vermelha dos HY nem piscou, revelando uma divergência positiva. Dito e feito, o SPX tocou para cima.

No ponto (2), final de junho de 2007, foi um dos sinais mais claros de um short (venda a descoberto) de baixo risco que eu assisti nos últimos anos, especialmente após o SPX ter violado em 24 de julho a base de DCA Clímax assinalado em 12 de julho, pois a curva vermelha desceu a ribanceira enquanto o SPX registrava nova máxima. Uma baita divergência negativa.

No ponto (3) em agosto de 2007, uma sonora divergência positiva, pois a curva vermelha não acompanhou o SPX na nova mínima. Na reação que se seguiu, após o SPX ter superado a máxima intradia de um DCB arrasa-quarteirão durante a queda, foi a senha para abandonar o short.

No ponto (4) em outubro de 2007 (recorde histórico nominal do SPX), a curva vermelha não acompanhou o SPX em sua máxima, outra divergência negativa. Além disso, o último soluço do touro foi uma alta sem volume e muito seletiva. Foi uma barbada o call de um topo importante naquele instante.

No ponto (5) em março de 2008, a curva vermelha registrou mínima enquanto o SPX construiu um fundo duplo que, uma vez concluído, foi assinalado um DCA arrasa-quarteirão. Até que durou a armadilha dessa alta que terminou sabe como? Quando os weak hands viraram a mão para a venda nas opções, coisa que está faltando nesse momento.

No ponto (6) em maio de 2008, a curva vermelha em uma das poucas vezes não denunciou a chegada de uma surra nos bulls. Um exemplo de que a regra n°6 deve ser sempre observada. Porém, teve outros sinais de alerta, entre os quais a euforia entre os weak hands nas opçoes.

No ponto (7) em agosto de 2008 o seu comportamento fraco denunciou uma nova armadilha preparada pelos bulls, embora fraquinha.

No ponto (8) no final de outubro passado, a curva vermelha registrou mínima juntamente com o SPX, sem divergência positiva.

E no ponto (9), na última sexta-feira, a curva vermelha registrou nova mínima no ano, enquanto o SPX fechou acima de sua pior pontuação. Divergência negativa, pelo menos por enquanto.

Não existe varinha mágica, mas ele é melhor do que o Macd.

5 comentários:

aguia disse...

mestre

AGORA - que deu novamente o pescoço - vou matar a cobra e lhe mostrar 'O PAU'!!!... ah, mas vou MESMO:

vou fazer o coment que - tenho certeza - todos nossos leitores amigos gostariam de fazer aqui, como sei que muitos já fazem, até por timidez ou respeito (não sabendo do seu coração de geleia), após verem tantas e mais uma jóia rara e valiosa como esta, serem expostas assim, de forma generosa, gratuita, solidária e tão graciosamente, por tão simples e com tão cristalina clareza e tão "bem acabada" que a gente fica:










SEM COMENTÁRIOS.





te peguei: 15 pilas

aguia disse...

ah, sim... o Sérgio Porto tinha um nick name, com que assinava suas ontológicas e mordazes crônicas - espingarda de 2 canos sempre no rumo dos políticos - áxu que era Stanislaw Ponte preta... algo assim...

outra coisa, agora sôbre o market, já que isto aqui É um blog de MERCADO, né, pô!!!... seguinte:

passou um carro por mim hoje com o slogan:

"o lula é meu amigo,
mexeu com êle mexeu comigo."

vou mandar colocar um quase igual na ranger:

"com o lula ninguém pode,
pois o amigão dêle é o IceBob,"

Q ki ô 6 ÁXA hã???... but, esquece a rima, pô!

aguia disse...

KB:

sôbre a suas Div. já disse: NADA A DIZER!!! (até porque aquela minha de S&P com tio Willy é mil vêzes muito mais bonitinha, òbviamente).

para vc visualizar, melhor ainda, a questão dos coments, sôbre a qual venho - SUTIL E QUASE IMPERCEPTIVELMENTE - acendendo a lanterna e enchendo seu saco, anexo aqui, um coment do nosso leitor Eduardo ao meu poste do AVISO de hoje, mais uma prova de que a turma lê e gosta e só não comentam muiiiito porque ficam satisfeitos ou intimidados.

e os seus issues são, além de irrepreensiveis (15 pilas), tão 'redondos' (+15) e tão 'bem acabados' (+15), que ficam - por serem assim - meio que irrespondiveis no bom sentido... quando descobrirem o puta fidalgo (+30) coração de manteiga que vc é... vão usar e abusar e aí eu nem vou rir não (kkkkkkkkkkkk):


"Eduardo disse...
Só uma coisa a acrescentar, tu ta certo quando fala que ninguem comenta os topicos do KB por absoluta incapacidade tecnica diante do parecer dele...

Vai discutir o que com o ele ???

Eu so vou lendo e aprendendo..."

claro que o meu chapa Edú, aí extrapolou no 'ninguém', e os 'etc' são por conta dêle que êle é pato novinho, but, muito educado e nada com cuidado na lagoa, mas já polindo a espingarda pra trocar de lugar de caça para caçador... e a continuar cultivando paciência e humildade (ferramentas hiper indispensaveis a qualquer trader), acaba chegando lá...

acuma e fazendo o Q?... lendo o nosso Blogão, of course.

bração.

Anônimo disse...

Parabéns e muitíssimo obrigado a todos os particpantes do TDB pelo excelente esforço de livre acesso aos diálogos do mais alto nível sobre o tema que nos traz até esse blog.

Após ler o comentário (do blogger Eduardo; reportado pela autoridade suprema das multas e do melhor humor aqui do blog) estou descendo da arquibancada (que ocupo no mercado desde apenas o ano passado, timing mais de pato impossível, mas por aqui no tdb a poucos días).

Gostaria de expressar minha gratidão em poder aprender com a experiência de todos os participantes de altíssimo nível do presente.

Inexoralvemente para mim, até aprender o suficiente para ter condições de postar um tópico técnico, o que me cabe é aprender
com a kilometragem de vcs, e agradecer por mim e por outros ( talvez por timidez não escrevam) que encontramos aqui tal oportunidade.

p.s.
Pessoalmente, acredito que a bolsa é majoritariamente um jogo de soma zero, mas esse não é o caso do universo em que vivemos.
A natureza é boa evidência de sabedoria e generosidade em níveis imensuráveis, suficientes para retribuir os responsáveis por atitudes de similar boa vontade.

A insolência do meu post merece multa de quantas pilas Doutor Águia rsrsrs?

aguia disse...

que multa que nada Posidone; passa na Tezouraria, pegue um biscoito e tome um cafezinho (tamus quebradus, o Bob fugiu com a grana)

C tá certo e indo devagar, usando a melhor ferramenta de market que existe, chamada Paciência e pensando, treinando, devagar, antes de chutar mais forte, já mostra talento para, sem pressa, mormente agora, ser um respeitavel trader.

sempre que treidar, no futuro, pós o labarotáorio que está montando (se bem entendi), não se esqueça da Segunda melhor Ferramenta: "disciplina nos TARGETS" que devem SEMPRE ser pre-estabelecidos e religiosamente respeitados... nada de prêços mérdios e outras besteiras que só trazem desequilíbrio emocional, canseira e suador, quando não desespêro.

Terceira ferramenta Fundamental (e não as tenha nesta ordem, pois tanto faz, por serem indissoluveis): FRIEZA ICEBERGUIANA.

depois; AT; AG; DT; AF, as mais votadas, a primeira com uma infinidade de instrumentos; suas BB; IFR; MACD; MA; ETC... AS DIV, POS.e NEG; a outra com seus CANDLES, tipo STARS; DOGIS; MARUBOZUS (QUE PODEM VIRAR DCAS ou DCBS); MARTELOS; ENFORCADOS; ABONDONED BABYS; OCOS (H&S) E OCOis (INVERTED H&S); Ms e Ws e ETTNP (LOW OU HIGH) E D+ FIGURAS DE SAKATA; e as ONDAS DE ELLIOTT com seus complexos cálculos de retracements e us cambáus DA TEORIA De DOW ; e mais uma série interminavel de instrumentais analíticos, principalmente os mais sustentaveis que são os da Análise Fundamental, pois estatísticos e numéricos, a nivel contabil, mas de pouca praticidade operacional nos CP e MP já que ningué, senão investidrores de LP e LAPDV, dão bola para isso... tudinho à disposição pôrrrraí, pelos dites deo market.

apenas o seu insubstituivel Feeling ninguém, senão vc, poderá lhe ensinar a desenvolver.

bração.