segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tightening Standards for Commercial and Industrial Loans

O Fed divulgou hoje o percentual dos bancos que está apertando os critérios na concessão de empréstimos às empresas nos EUA. O gráfico abaixo mostra a evolução da postura dos bancos para as grandes e médias empresas (linha cheia), bem como para as pequenas (linha pontilhada), desde o 1° trimestre de 1990. A barra vertical no gráfico mostra o ponto relativo à pesquisa anterior.


Fonte: Fed

Desde quando a pesquisa começou a ser feita nunca os critérios foram tão exigentes. É mais um indicador que recomenda não compararmos os mercados atuais, quer seja de ações, moedas e commodities, com os padrões passados.

A repercussão da mudança da postura dos bancos tem um efeito imediato sobre a atividade econômica, porém a sua intensidade máxima é atingida entre 1 a 2 trimestres. Daí o motivo pelo qual é um leading indicator que antecipa o ritmo da atividade nesse período. Seu lead time, portanto, é semelhante ao do mercado de ações que antecipa os eventos entre 3 meses a, no máximo e raramente, 6 meses.

O gráfico trimestral abaixo, embora mostre desde o início da década de 90 uma correlação negativa de apenas -61% entre a taxa real de crescimento do Pib (curva preta e a percentagem dos bancos que estão endurecendo os critérios para o crédito (curva vermelha obtida por regressão linear, adiantada em 2 trimestres), revela por outro lado que as 2 variáveis caminham quase sempre na mesma direção.


Fonte: Fed / KB

A baixa correlação negativa com a taxa real de crescimento do Pib de maneira alguma diminui a importância desse leading indicator, mas apenas recomenda que ele não deve ser usado para projetar com precisão cirúrgica o ritmo da atividade no futuro.

Embora ele não apresente a precisão desejada, porém como ele antecipa entre 1 a 2 trimestres o ritmo da atividade econômica, o dado divulgado hoje revela uma enorme contração projetada a durar até o 1° trimestre de 2009, caso esse indicador não se deteriore ainda mais.

Nenhum comentário: