quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Por Que Os Juros Não São Reduzidos?

A economia brasileira é a única cujos títulos soberanos pertencem ao seleto grupo dos classificados como investment grade e que não pode reduzir a taxa de juros e tampouco praticar uma política fiscal anti-cíclica.

Joga-se toda a culpa sobre os ombros do Banco Central e mais recentemente na alta do Dólar. Em parte eu concordo que o BCB merece uma parcela da culpa. Porém, eu afirmo que esse diagnóstico é errado.

Temos um Estado gigantesco, que o atual governo só fez inflar, que praticou uma política fiscal irresponsável durante a época de vacas gordas e, consequentemente uma economia com baixa taxa de poupança, que obriga um Banco Central a sempre enxugar gelo, de maneira bem zelosa por sinal.

7 comentários:

aguia disse...

mestre KB:

é, q tá ruim, tá - BUT - phode piorar e muiiito se o São Jorge Meirelles, craque enxugador dizem também de coisas outras, se descuidar do temivel Dragão... aí é que vai ser bosta, geral, no ventilador.

... e vá dormir VAMPIRÃO!

flap

Anônimo disse...

Juros e Dólar: no curto prazo, até a próxima reunião do Copom, a pedra de toque será a cotação do dólar, a desvalorização do Real esta custando caro para a economia neste momento. Se esta desvalorização acontecesse em período de razoável demanda nas exportações, tudo bem, mas, ocorre num período de desaceleração, e mais, ainda temos a questão da especulação com a moeda americana, coisa que o BCB não esta conseguindo reduzir com os instrumentos de venda de dólares no mercado spot e futuros (com swap cambial). Enquanto o dólar estiver precionado pela especulação na BMF não vai ter jeito, o reflexo será uma inflação pela via cambial.
Eu não tenho um estudo do fluxo cambial deste ano, 2008, mas...acho que não existiu uma fuga de dólares do país a ponto de justificar este câmbio...saiu dólares sim, mas também entrou...então, a saldo não deve ser tão negativo para justificar esta situação de repentina valorização...é pânico e oportunismo especulativo...
Realmente, o unico nô desta crise aki no Brasil foi, e continua sendo, o dólar.

PAULO CÉSAR PEREIRA disse...

O mistério dos juros altos no Brasil é desvendado no livro “O Valor do Amanhã” Eduardo Giannetti. É EXCELENTE!

Quando nós brasileiros pouparmos mais, os juros cairão...

O Estado Brasileiro poderia ter poupado mais, mas conseguir reduzir a Dívida Líquida do Setor Público que estava em 52,4% do PIB para apenas 38% do PIB atualmente.

Estes 14,4% do PIB nos serão muito úteis em 2009, onde o governo praticará uma política fiscal anti-cíclica.

Anônimo disse...

Os modelos do BC estão errados. A estimativa do PIB potencial deve ser função do PIB potencial global. O repasse do câmbio para a inflação depende do nível de atividade ecônomica. A relação entre a expectativa futura e a taxa de câmbio não está correta. O potencial de crescimento do crédito não está no modelo do BC.

Uso do instrumento errado para controlar o câmbio. A melhor forma para acalmar o câmbio é diminuir os juros para melhorar as expectativas e manter os investidores no país. O comportamento histórico do BC em tentar controlar o câmbio através de intervenções no câmbio e juros está contaminando os modelos.

Rigidez e indexação de preços importantes na economia como energia, aluguel, serviços e salários a inflação passada.

Política de proteção do investimento em infraestrutura. Preço da energia elétrica concessões de água, telecomunicações, pedágio e transporte público.

A política do governo de não fornecer serviços básicos para a população e deixar para a iniciativa privada cria condições para que as empresas possam aumentar o preço independentemente das condições do mercado. Neste caso estão saúde e educação.

Anônimo disse...

Os analistas e gestores do mercado financeiro local são míopes e não tem capacidade para fazer projeções além de 1 mês.

Eles estão contentes em prever o que o Banco Central vai fazer na próxima reunião do COPOM e quando eles acertam eles elogiam o BC. Um círculo vicioso digno de Malebolge.

KB disse...

eu sabia que esse tópico iria render "pano para manga".

Bob disse...

Errados todos, culpa do FHC, hehehehe