sexta-feira, 14 de novembro de 2008

De Volta ao Caixote

Eu não costumo perder meu tempo em procurar o motivo pelo qual o mercado fez isso ou aquilo, salvo quando a razão é notória e sabidamente importante. Por alguma razão na parte da tarde de ontem o mercado deu meia volta e uma enxurrada de ordens de compras inundou o pregão, fazendo com que o dia terminasse sendo um robusto DCA, com igual price action em todos os setores do SPX que eu acompanho mais de perto.

Na madrugada de ontem eu comentei sobre o baixo volume na 3ª visita do SPX ao nível em torno de 840 pontos, acompanhado de divergências técnicas positivas e de um elevado pessimismo entre os traders de opções de modo geral (positivo), exceto entre as pessoas físicas que teimam em não demonstrar medo (negativo). Embora eu não julgasse provável uma reação tão vigorosa, não foi uma grande surpresa o comportamento ardiloso na parte da tarde.

O forte DCA ontem apresentou um volume bem superior ao DCA registrado em 28 de outubro que serviu de catapulta para o SPX chegar até os 1006 pontos no início de novembro. O sentimento negativo permaneceu entre os traders de opções de modo geral (positivo), visto como um grupo único, embora as pessoas físicas tenham mantido o já usual estoicismo (negativo). Portanto, há chances de o SPX tocar a mms de 50 dias, idéia levantada outro dia, que se encontra em 1048 pontos e com um gradiente de baixa em torno de 6 pontos/dia (SPX fechou em 911 pontos).

O dado negativo no dia, significativamente negativo, foi a deterioração nas 3 carteiras de High Yields (HY) que eu acompanho, sendo que uma delas registrou ontem o seu pior desempenho no ano, em absoluto contraste com o entusiasmo na bolsa. Se você observar uma divergência de desempenho entre o mercado de crédito e a bolsa, aposte sempre no primeiro, pois pelo menos nesse há um pouco mais de massa cinzenta nos traders.

Alertado por outrem eu fui dar uma olhada nos spreads dos títulos garantidos por hipotecas comerciais, através dos derivativos denominados CMBX que são cotados na forma de spreads. Observei que estão escalando o monte Everest! Portanto, se eu já podia ter me dado por satisfeito em notar 3 carteiras distintas de HYs se deteriorando, o que eu vi no mercado de CMBX me disse que a bagunça nos mercados de crédito continua broad based (espalhada).

No momento em que escrevo, a oscilação do índice futuro do SPX está negativa no mercado eletrônico overnight, embora não tenha servido de sinalização alguma. De qualquer modo, como a alta de ontem quase atingiu 7% e o market capitalization nos EUA é 6 vezes no mínimo superior ao nosso Pib, uma correção do movimento não seria nada demais. Portanto, a hipótese do SPX tocar a mms de 50 dias continua de pé, com repercussão positiva em Pindorama, assim espero.

Os comportamentos negativos dos HYs, do CMBX e de todos os leading indicators, além da ausência de medo entre as pessoas físicas que operam opções (negativo), sinalizam que, apesar do forte DCA no SPX, ainda estamos diante de apenas uma pausa do bear market.

3 comentários:

Anônimo disse...

PERFEITO

KB disse...

ei aguia

não te fez lembrar das "As Certinhas do Lalau" do Stanislaw Ponte Preta?

é do seu tempo :)

aguia disse...

não coneço e nunca ouvi falar do Sérgio Porto, primo de Altamirando que é filho de Zulmira que mora numa viela da Boca do Mato, em Jacarepaguá...

e provavel criador do FEBEAPA...

morou?