terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sob a Ótica de um Contrarian

O gráfico diário do SPX abaixo mostra um dos critérios utilizados para a minha avaliação do humor entre os weak hands. Entre 0 (otimismo em excesso) a 10 (pessimismo em excesso) o critério da cor das barras recebeu hoje uma nota igual a 6,7, sendo que após a consideração dos demais critérios a nota geral foi de 7,1.

Para saber o significado das cores das barras leia a respeito em “This Time Is Different, Right?”. Como o fundo do gráfico é preto, a cor preta foi trocada pela branca, que significa absoluta neutralidade entre os weak hands.

Na ótica de um contrarian quanto maior o otimismo entre os weak hands menos construtivo o mercado e vice-versa. Portanto, sob esse ponto de vista o mercado acionário ficou ligeiramente mais construtivo. Para um fundo sólido é pouco ainda, além do que nada garante que nessa fase de dull market (caixote), onde os volumes caem bastante, essa categoria volte a se animar.

Observe que no pico da última reação, apenas uma semana atrás, a cor da barra se tornou alaranjada, que significou otimismo entre os weak hands, embora sem ter sido extremo (seria necessária uma cor vermelha). Combine essa informação com o fato da reação ter sido com baixo volume e um atento analista teria chegado à correta conclusão de que a reação era uma armadilha.

Conforme eu já comentei nesse espaço, essa turma é imprevisível, portanto não tente antecipar o humor dessa categoria de investidor. Tem bastado uma melhora no mercado para que os weak hands mudem de humor.

Diante de um cenário de deleverage e de estresse no mercado de crédito, as bases para um rali de duração mais longa deveriam ser construídas a partir de um sentimento extremo de pessimismo entre os weak hands, que seria identificado por uma sucessão de barras diárias na cor azul escuro (observe no canto esquerdo do gráfico).


Fonte: KB

Além desse requisito seria prudente também aguardar a estabilização de alguns leading indicators mais curtos e o ponto de entrada de uma compra, talvez com o horizonte de algumas semanas, seria fornecido pelo price action.

A média móvel no gráfico acima tem a periodicidade de 50 pregões, sendo uma das mais olhadas, somente superada em importância pela de 200 pregões. Fique atento quando o SPX beijá-la, pois pode ser o da despedida desse caixote.

Nenhum comentário: