segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Recessão nos Lucros Está nos Preços?

Richard Berner, um excelente economista no Morgan Stanley que eu acompanho há muitos anos, com um histórico de um viés bullish, que evita adotar posições visionárias (uma boa qualidade), registrou um comentário em seu último relatório que merece muita reflexão: “A significant earnings recession is probably in the price, but a tepid upturn is not.”

Por que eu destaquei uma afirmação de um economista que demorou em antecipar essa grande bagunça a que estamos assistindo como fez Rosemberg da Merrill Lynch, sem falar em Roubini?

Em primeiro lugar, o atraso no reconhecimento do quadro não o impediu de trocar de chapéu (pertence ao time de economista que sempre apostou na resiliência do consumidor americano); segundo o seu viés bullish realça a sua declaração bearish; terceiro, o Morgan Stanley é time de ponta e quarto, tanto Mauldin (em sua última newsletter pontos enfatizados no TiB foram objeto de destaque) quanto Roubini apostam em recessão até o 4° trimestre de 2009.

E a minha opinião? Embora eu não opere palpite, eu julgo muito plausível a hipótese de que o pior momento do ROE médio das empresas do SPX em 2002 será superado na recessão em curso, pois essa é mais grave do que a no início da década presente. Atualmente os analistas sequer projetam um ROE inferior ao de 2002.

Além disso, a capacidade dos bancos de retomar a normalidade de suas operações creditícias será alcançada em ritmo letárgico o que tornaria a recuperação do ROE médio tépida, morna.

Nenhum comentário: