sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Uma Recomendação Semelhante

O componente Output (produção) do ISM Serviços (equivalente ao PMI Industrial) referente à economia americana, divulgado no dia 5 desse mês, registrou a 5ª maior queda da história desse indicador que começou em julho de 1997, agravada pelo fato dele ter atingido o 4° pior nível. O índice de confiança do consumidor medida pela Universidade de Michigan, divulgado no final da semana passada, registrou a maior queda na sua história que teve início em janeiro de 1978, tendo sido o 5° pior índice.

O analista de uma grande instituição externa comentou ontem que sempre que, no passado, os indicadores acima mencionados atingiram esses extremos negativos, o mercado de ações apresentou um elevado retorno nos meses subseqüentes, sendo o inverso verdadeiro (anotem essa regrinha).

No entanto, apropriadamente, o analista observou que a regra acima somente funcionou muito bem porque desde os anos 30 do século passado os EUA nunca vivenciou uma depressão. Dada a atipicidade do quadro atual, embora a instituição não trabalhe com a hipótese de depressão (pelo menos da boca para fora), recomenda ao investidor que antes de mergulhar no mercado de ações convém aguardar a estabilização do indicador antecedente composto utilizado pela instituição, integrados pelos indicadores mencionados, entre outros.

Entre outras coisas foi o que eu recomendei implicitamente em “Staples Revelam Postura Cautelosa” ao escrever no final do texto “os leading indicators não perderam ainda momentum na queda”.

A propósito, embora o SPX não tenha registrado nova mínima, o desempenho relativo do setor Staples igualou ontem à sua pontuação recorde atingida 3 pregões antes do fundo mais recente.

Um comentário:

aguia disse...

mais uma vez matou a cobra e...

agora vê se dorme, VAMPIRÃO!!!

rsrs

( )