segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Pior Desde Junho de 1980

O componente mais forward looking do PMI industrial divulgado hoje relativo ao mês de setembro, Novas Ordens de Fábricas (New Orders), foi o mais baixo desde o mês de junho de 1980.

Embora o setor industrial hoje em dia represente pouco para a economia norte-americana, ele é muito mais sensível em relação ao ciclo econômico do que o setor de serviços. Por isso os seus componentes são excelentes leading indicators.

A correlação com o spread Aaa foi de -81% (negativa) desde 1997, conforme se pode observar no gráfico mensal abaixo, onde na cor preta foi plotado o componente do PMI e na cor vermelha, obtida por regressão linear, o spread Aaa.

Sendo negativa, essas 2 variáveis andam em direções opostas. No entanto, quando se plota o spread Aaa (curva vermelha) resultado do cálculo feito por regressão linear, tendo o componente New Orders como input, as curvas se sobrepõem caso exista uma forte correlação entre ambas. Portanto, a curva vermelha que representa o spread Aaa mostra no gráfico abaixo o curso oposto ao real, ou seja, sua queda significa que o spread Aaa médio no mês subiu e vice-versa.


Fonte: Fed / ISM / KB

Somente os mais desavisados não entenderam ainda que estamos diante de uma situação única. Portanto, até para os insiders que dão o tom de uma tendência é ainda cedo para terem uma boa noção sobre o estrago que o credit crunch (estresse no mercado de crédito), resultado do processo de deleverage (redução da dívida), tem causado à economia.

Como os leading indicators macroeconômicos recentemente divulgados, com um lead time semelhante ao do mercado de ações, têm sido um dos piores nas últimas décadas, há ainda uma enorme incerteza sobre se o pior já passou ou se o buraco é mais embaixo.

Somente essa razão já é suficiente para impor um limite à reação do SPX que já não tem sido lá essas coisas.

Nenhum comentário: