quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Leading Indicators do Comércio Internacional

O mercado de ações é um leading indicator que antecipa os eventos entre 3 a 6 meses. Se você quiser ter uma avaliação de como anda o pulso do comércio internacional, e se antecipar às capas de jornais, uma das maneiras é olhar o comportamento das ações dos países mais vulneráveis às oscilações da balança comercial.


Fonte: WTO (Saldo= saldo comercial; Exposição = percentagem sobre o Pib da soma entre as exportações e importações)

Pelo quadro acima o ideal é acompanhar o índice Straits Times de Cingapura, pois além da exposição ser a maior entre todos os países do mundo, o saldo comercial é o que mais pesa no Pib. No entanto, as suas exportações são concentradas no Leste Asiático sendo que do total 20% é direcionado à China (10% a Hong Kong), 13% à Malásia, 11% à Europa e 10% à Indonésia.

O segundo na lista do quadro acima é a República da Coréia do Sul, com a vantagem de que suas exportações são bem mais diversificadas do que de Cingapura. Do total das exportações 29% é direcionado à China (7% a Hong Kong), 15% à Europa, 12% aos EUA e 7% ao Japão. O índice a ser olhado é o Kospi Composite Index.

A maioria dos analistas emprega o Kospi como leading indicator do comércio internacional pelo fato da economia coreana ser bem maior do que a de Cingapura, pela importância do comércio para a sua economia e pela distribuição de suas exportações.


Fonte: Yahoo (entre 1998 até o presente)

O Kospi registrou seu pico histórico (em termos nominais) no começo de novembro de 2007 quando a economia norte-americana já apresentava sinais de forte desaceleração. Depois de um forte pull back o índice voltou a cair de maneira acentuada a partir de maio de 2008, uns 3 meses antes do início do colapso das commodities big caps.

O comportamento do Straits Times foi semelhante ao do Kospi, mas pelo fato da economia de Cingapura ser mais sensível ao comércio internacional, particularmente com a Ásia, penetrou mais facilmente uma longuíssima região de congestão iniciada em 1994, 3 anos antes da crise asiática em 1997, e que foi superada somente em novembro de 2006.


Fonte: Yahoo (entre 1987 até o presente)

Em setembro de 2008 o índice retornou para dentro do caixotão formado desde 1994, quase 2 anos após a sua parte superior ter sido superada no final de 2006.

Eu sempre procuro confirmar a sinalização de um leading indicator através de outro indicador com as mesmas características antecipatórias. Portanto, quando esses 2 índices de ações mudarem de direção pode apostar que algo também mudou no comércio exterior.

Nenhum comentário: