quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Até tu Goldman Sachs?

Trecho de um relatório de ontem desse venerável banco: “what is the historical evidence of the performance of risky assets between election and inauguration? We looked at the return on the Dow Jones index return from October to January inclusive since 1937, ..."

Que a Goldman Sachs é um time vencedor, não resta a menor dúvida, porém a julgar pela falha de método do analista que escreveu o trecho acima, eu fico imaginando se a turma do trading desk dessa instituição perde seu tempo lendo esse relatório diário, disputado a tapas pelos investidores.

O que adianta conhecer o comportamento médio desde 1937 do mercado de ações entre as eleições e o início do mandato? É como tirar a média de uma peça em estado ardente e de outra gélida e concluir candidamente que o estoque está na temperatura adequada. Eu já senti no bolso o quanto é furada essa abordagem.

Esse tipo de análise é um erro crasso, somente cometido por um analista mirim pré-probatório. Uma clara violação da regra n° 7:

A história nunca repete exatamente um determinado momento histórico. É muito comum, mesmo nas instituições de ponta, analistas buscarem semelhanças no passado para encontrar uma pista sobre o futuro. The devil is in the details.”

Um comentário:

Anônimo disse...

"O Problema do nosso tempo eh que o futuro não eh aquilo que costumava ser"...Lewis Carroll

boa sorte

saude e paz