sábado, 29 de novembro de 2008

Sorte dele que os seus cotistas não lêem o TiB

Ontem eu li a carta de um gestor de um fundo multimercado brasileiro que empregou o Fed Model para demonstrar que as ações nos EUA estão baratas em relação à renda fixa. O Fed não chancela esse modelo de precificação do mercado de ações, mas resolveram batizá-lo assim e colou.

Compara-se historicamente a taxa dos títulos federais de 10 anos com o rendimento das ações, medido pelo lucro projetado da carteira do SPX em relação à cotação desse índice. Se a média do rendimento das ações se situa acima da média da taxa dos títulos de 10 anos, conclui-se que as ações estão baratas e vice-versa.

Esse gestor com bônus de 6 dígitos e mais 99% da comunidade dos analistas empregam esse modelo. A propósito leitor, você sabe qual foi a taxa dos títulos de 10 anos no fechamento nessa última sexta-feira?

Se o risco de default das empresas fosse incorporado a esse modelo, que seria o procedimento correto, o resultado seria bem diferente. Sem entrar no mérito se as ações estão ou não baratas, pois daria pano para manga, o caminho escolhido pelo gestor para demonstrar a sua tese revelou fissuras no arcabouço conceitual desse profissional.

Sorte dele que os seus cotistas não lêem o TiB.

Um comentário:

aguia disse...

veneravel mestre KB:

as ações não estão apenas caras e algumas podem virar o que muitas sempre foram, pó ou só papel, tipo aquilo que jogavam das janelas de WS em 1.929... e quanto à tal taxa foi de 2,92% aa (by Key Bi in 'Juntando as Peças', hahaha).

tipo uma ATRAZ da outra, a dora avante, vão começar as "Estrepolias fase II", frutos derivados - como as da fase I, dos derivativos pp ditos (de que o tal estouro da bolha das houses tirou o véu) - das incansaveis maquinações de certas 'mentes brilhantes' maquiavélicas e poluidas que é o que mais PULULA (avise ao Bob: nada a ver com o 'heroi' dêle) no MF.

dê uma olhadinha nos coments dos leitores ao último post do "nosso" Fact sôbre as 'confissões' dos gestores da... (aquela S/A que "perdeu" mais de 2 bi em derivativos à deriva)... a pergunta que não quizeram calar foi: "perdeu pra QUEM???"

quá... velhas reprises, dos mais fortes da Lei de sempre: TUDO AOS ACIONISTAS (k-7 ou pica de entrada nos picos e robalo pelos fundos ao sairem) e, em primeiríssimo lugar, sempre jurar, jamais roubá-los.

BUT (by c sabe quem), infeliz e desafortunadamente, quanto ao robalo, sempre teve, tem e terá quem gostia de sentar... fá Z o Q?... se os xerifes, k e LÁ, jogam no time dus homi?

bem diferente do bravo Leônidas de Esparta (Leónides de Spárti, ou Spártë) que era macho pacas e nem dava bola pra volume; já dizia outro grego, muito chegado e um puta sábio, o Sócrates: "não adianta tampar com uma mão na frente e um mamão atraz", no que a também muiii sábia Marta suplícios completou: ...... . ....
e, 'ambos os 3' (rsrs), sifú, tipo muito acionista, né uái.

thank's pelo toque 'discreto' (kkk) e espartano, já fui lá.