terça-feira, 18 de novembro de 2008

Housing Market Index

O mercado imobiliário nos EUA merece ser acompanhado de perto, pois além de ter sido a origem da turbulência que estamos presenciando, foi o setor da economia responsável pela suavização da recessão nos EUA no começo da década em curso, devido à renda proporcionada pelos refinanciamentos de residências já adquiridas, esquema parecido com o criado por Charles Ponzi em 1919, no Brasil conhecido como o esquema das pirâmides.

Hoje foi divulgado o Housing Market Index (HMI) pela NAHB que é um índice, ajustado sazonalmente, composto por 3 componentes, um que reflete a pesquisa sobre o quadro atual, o segundo o quadro esperado para os próximos 6 meses e o terceiro o volume do tráfego dos compradores potenciais.

A importância desse índice consiste na boa correlação com várias outras variáveis macroeconômicas, inclusive com a taxa real de crescimento do consumo como seria de se esperar, além de ser publicado com um bom timing.


Fonte: NAHB / Fed / KB

O gráfico acima mostra as flutuações mensais desde janeiro de 1990 da taxa real de crescimento do consumo até setembro de 2008, na cor branca, e do HMI, na cor vermelha, até novembro de 2008, essa última curva obtida por regressão linear.

O HMI divulgado hoje atingiu o nível 9, o pior da série criada desde janeiro de 1985. Portanto, não será do setor imobiliário que o consumidor encontrará ânimo para ir às lojas.

Além disso, o HMI apresenta elevadíssima correlação com os investimentos imobiliários residenciais que, por sua vez, antecipam em média os investimentos imobiliários comerciais em 3 trimestres.

Um comentário:

aguia disse...

mestre KB:

a OCDE, a 5 dias atraz, antes do japão dar com a língua, já admitira que seu membros, japas inclusive - os 30 bigs of the world - já estão em recessão.

nos EUA; a Starbucks espera lucro trimestral de 5,4 mi , contra a expectativa de quase 169; a DHL (entregas) prevê retração de 1,5 milhões/dia, para cêrca de 100 mil e, no varejo gringo, as vendas down 2,8% mês passado, record mensal desde 92... para ficar só pôrrraí e - na Europa - só a cueca, digo, sueca (êta coisa psicótica o tal PT do Bob...) Volvo já teve queda, no comparativo de julho a setembro de 2.007 (41.970 unidades de pedidos de caminhões de carga pesada; aquêles baitelos): nos 3 meses passados, só 115.

e la nave va, como diz o Fact.

a merda no ventilador tá de tal jeito que tem emprêsa (e Banco idem) anunciando que tá MUITO BEM, obrigado, e não quer pôrrrrranenhuma de grana de govêrno nenhum; pra sua clientela não pensar que também tá de pires nu'a mão e sombrinha na outra, dançando na mesma corda bamba que outras (os).

tá feio sim e diz a Big wave Tsú que é para abrir alas que agora é que ela está chegando... credo.

um UP?... phode, course, BUT, só se for para Equitação Clássica à Francesa (ou outras, tanto faz), tipo up, up, mon cheval [e o minotário (ôps) requebra, dá uns pinotinhos e nem sai do lugar no LAPDV], MAS, se forçar, afrouxa e cai de cansaço, pela gravidade (da situação et cést la vérité).

áxu.

( )s