terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mergulho no Vazio

Output (produção) é um componente do PMI Industrial que é um indicador coincidente (coincident indicator), ou seja, reflete o quadro atual, sem antecipar os dados de produção no futuro (lead time nulo).

Como os dados da produção industrial brasileira são divulgados com atraso, melhor ter conhecimento da situação em tempo real do que saber pela imprensa não especializada daqui a algumas semanas ou meses, pois os grandes players já os tem em mãos.


Fonte: Banco Real / Markit / Bndes

O quadro acima é auto explicativo e não chega a ser uma surpresa. Conte com uma queda no vazio da produção industrial brasileira em outubro, dado que levará ainda um bom tempo para ser divulgado pelo IBGE.

Não tenho acesso imediato aos componentes do PMI Industrial do Brasil, mas tomei conhecimento sobre o componente que mais me interessa, o mais forward looking dentre todos os demais componentes, Novas Ordens de Fábricas (New Orders), e que mereceu a seguinte menção no relatório sucinto que recebi:

New orders also fell at a series record pace.

Enquanto a linguagem acima não assumir uma tonalidade mais animadora não convém adotar uma postura construtiva em relação ao mercado de ações.

Nenhum comentário: