sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Forte Declínio do PMI Japão em Novembro

Divulgado ontem, dia 27 de novembro, o ritmo do declínio do PMI Composto Industrial do Japão (curva preta na figura abaixo), que apresenta uma elevada correlação linear com a taxa real de crescimento do Pib (curva cinza), se acelerou no mês de novembro, tendo sido o mais rápido nos últimos 7 anos.


Fonte: Nomura / JMMA

O seu componente mais forward looking, o Novas Ordens de Fábricas, apresentou tendência semelhante, atribuída pelos empresários ao desaquecimento da demanda mundial.


Fonte: Normua / JMMA

As exportações japonesas (20,4% para os EUA e 15,3% para a China) contribuíram em 2007 com 16,3% do Pib e as importações (20,6% da China e 11,6% dos EUA) com 14,2%. O grau de abertura da economia japonesa em 2007 foi de 30,5% (exportações mais importações sobre o Pib), que se compara com 66,3% da China e 21,9% do Brasil. A fonte dos dados do comércio internacional desses países é a WTO.

Mesmo com as exportações japonesas em queda devido ao enfraquecimento da demanda mundial, muitos investidores celebraram o maior corte na taxa de juros pelo BC chinês nos últimos 11 anos (fonte: Bloomberg).

Em textos anteriores já foi demonstrado estatisticamente pelo TiB que cortes na taxa de juros, particularmente na magnitude anunciada, é sinal de que o buraco é mais embaixo do que se pensava. Aguardemos o PMI da China que será divulgado (quase) em primeira mão pelo TiB no dia 01 de dezembro.

O respeitado economista Brad Setser, ex-sócio de Roubini, alegou dias atrás que o superávit chinês, ao invés de declinar, irá aumentar em plena recessão mundial devido à melhora dos termos de troca.

O TiB, mais precisamente eu, já se manifestou mais de uma vez uma posição frontalmente contrária à desse celebrado economista, em linha com uma recente reportagem da Newsweek.

Um comentário:

aguia disse...

Ave ó meu Mestre.


sempre correto; e
mais preciso hoje.


( )s