sábado, 8 de novembro de 2008

Restaurantes e Outras Conjecturas

A National Restaurant Association, que compreende 945 mil restaurantes e emprega 13,1 milhões de pessoas, equivalente a 9,6% (me surpreendi com sua importância) de toda a população ativa nos setores comercial e industrial (total non farm payroll de 136,9 milhões), divulgou em 31 de outubro (soube através do Calculated Risk) o seu índice, cuja interpretação é semelhante ao PMI, sendo 100 (equivalente ao 50 do PMI) o número acima do qual mostra expansão do setor e abaixo contração.


Fonte: National Restaurant Association

Restaurantes pertencem ao setor de consumo discricionário que foi o 1° grupo do SPX a mostrar desempenho relativo em queda no início de 2005, seguido do setor financeiro no início de 2007, à época o com o maior peso no SPX. Quando o setor de tecnologia aderiu à perda de momentum relativo, à época o 2° em importância, o castelo ruiu.

Se vocês entenderem o comportamento de cada setor em cada instante dos ciclos econômicos terão uma idéia muito acurada sobre em que ponto o mercado se encontra em seu grande ciclo.

Quer um exemplo? Vocês sabiam que, sem exceções, nos finais de todos grandes ciclos de alta do mercado acionário o setor de energia foi o que apresentou o melhor desempenho relativo?

E o que foi que assistimos nos últimos anos?

Um comentário:

aguia disse...

dormitando o quilo, imaginei um papo entre dois animais, de boa, tipo assim:

liguei pru Bear:

êle, mansinho e suave: "ALÔÔÔ! PÔRRRRA!!!... EU TAVA DORMINDO PUTZ!!!... QUEM É, K-ÇILD'S???!!!"

eu: "ôi, amigo urso, é a ave: tá hibernando, né?... já ficou satisfeito, uái?"

êle: "SATISFEITO MERRRDA NENHUMA!!!... TAVA SÓ DANDO UM COCHILO, K-RÁI!!!"