quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Dando Tratos à Bola

Eu vivo dando tratos à bola ao criar cenários alternativos, não contemplados pela maioria dos analistas, pois são as grandes surpresas os catalisadores dos fortes movimentos nos mercados, quer seja de ações, moeda ou commodities.

Embora haja uma razoável dispersão nas projeções, a expectativa de grande parte da banca é que o trimestre em curso nos EUA será horroroso devido ao congelamento do mercado de crédito, que o 1° trimestre de 2009 será ainda horrível, mas conta com uma melhora a partir do 2° trimestre e crescimento no 2° semestre.

A premissa por trás dessa expectativa se baseia na hipótese de que o estímulo fiscal deverá compensar parcialmente a retração no consumo, que atingiu recentemente recordes históricos em relação ao Pib.

Eu me pergunto se alguém, com o emprego por um fio, que recebesse direta ou indiretamente (redução de imposto ou postergação dos pagamentos das dívidas hipotecárias, por exemplo) uma grana do governo iria torrá-la imediatamente ou guardá-la para enfrentar tempos bicudos. Acrescente a essa equação a hipótese dos preços dos bens de consumo em queda ou de inflação tendendo a 0%.

O pacote fiscal deverá ser oficialmente anunciado após a posse em 20 de janeiro, mas até lá os insiders já teriam feito a sua aposta quanto ao tamanho do estímulo. No entanto, como a implementação será lenta, somente saberemos a resposta em relação à dúvida lançada lá pelo final do 2° trimestre de 2009.

Se o mercado perceber que o efeito do pacote ficará aquém do esperado, eventual pull back seria abortado e novas mínimas nos preços das ações seriam registradas no 3° trimestre de 2009, um período tradicionalmente ruim para o mercado.

Caso o consumidor americano permaneça tão imprevidente como sempre foi, o período de sazonalidade negativa, entre os meses de agosto a outubro, seria marcado apenas por uma correção dos inevitáveis excessos cometidos durante o pull back na esteira dos estímulos fiscais.

Um comentário:

aguia disse...

ISTO!!!

é... guardar no cofrinho do porquinho, pra quando as vacas, desta época de vacas magras, emagrecerem mais ainda, a gente ainda poder comer o porquinho ou comprar uns Vale-comida bem baratinho.

um pássaro me contou que tem S.O.S. na sua caixa de i-1/2.

( )