terça-feira, 7 de outubro de 2008

Valuation do SPX Após o Recente Selloff

John Hussman, Ph.D., afirmou em sua última newsletter (gratuita), de 06 de outubro de 2008, sob o título de “The Beginning of Wisdom” que com o SPX abaixo de 1100 pontos, as ações nos EUA estão finalmente na banda superior de um intervalo considerado justo, apesar de que ele reconhece que os preços não estão undervalued.

Para quem não conhece Hussman, ele tem adotado uma postura extremamente conservadora em relação ao mercado de ações há muitos anos. A propósito, além de sua newsletter semanal servir de educação financeira, Hussman é um dos gestores com a melhor formação acadêmica que eu tenho acompanhado nos últimos anos.

Em condições normais eu julgaria que as ações até poderiam estar na parte superior de uma região de valor minimamente aceitável, porém eu considero o quadro presente um black swan e, se estou certo, em termos de valuation os preços ainda não estão nada razoáveis.

De acordo com as projeções dos analistas, divulgado pela Standar& Poor´s, o Múltiplo do SPX (1057 pontos)fechou nessa segunda-feira (06/10) em 18,6 vezes contra 16,2 pelo meu modelo e 13,1 pelo do Bear Stearns. Conforme já comentei, os modelos dos Múltiplos não são precisos, porém nas atuais circunstâncias é conveniente se balizar pelo modelo mais conservador. Nesse caso o chão estaria bem mais embaixo.

Como a avaliação não termina por ai, afinal P = M x L, o termo “L”, a julgar pelo ROE mostrado na figura 2 do meu texto “Suportes pelo Valuation – Parte I” (ainda estou devendo a Parte II), atingiu um valor mínimo aceitável.

No entanto, conforme já comentei nesse espaço, tendo mostrado evidência estatística (ver figura 1), que enquanto o gradiente dos juros básicos for negativo, os lucros ainda não terão encontrado o chão. Para se ter uma idéia, o mercado futuro dos fed funds (juros básicos) embute 100% de chances de um corte de 50 pb no próximo 29 de outubro. O Fed nunca reduziria os juros se as coisas estivessem se assentando.

Para quem não acompanha de perto as operações diárias do Fed, nos últimos 3 dias da semana passada, o Fed deu liquidez aos bancos no open market a uma taxa média abaixo de 1% aa, enquanto o target para o juro básico fixado na última reunião do Fomc é de 2% aa.

Além disso, os spreads Aaa e HY não param de subir, tendo esse último batido o recorde de outubro de 2002, véspera do nascimento do finado bull market. Tem ainda um outro fator que irá machucar bastante os lucros overseas, que representam cerca de 30% do total da carteira. Me refiro à apreciação do Dólar frente ao Euro e à desaceleração na China e uma eventual recessão na Europa e Japão.

A minha impressão, então, é que o ROE da carteira do SPX visitará o extremo inferior (figura 2) assinalado em 2002, afinal a crise encerrada naquele ano nem faz sombra à que estamos vivendo.

Que fique bem claro que as considerações acima não servem como estratégia para operações de curto prazo. O Vix atingiu ontem um extremo de 52% aa, que não é justificado nem pelos atuais níveis de spread HY, que estão batendo recorde. Portanto, não descarte um pull back nos próximos dias, porém, afora as considerações macro, a exemplo das pessoas físicas na Bovespa, os traders de opções continuam, particularmente na ISE, com uma postura de uma cegonha com a cabeça enfiada na areia.

6 comentários:

aguia disse...

Mestre KB:

about WS:
aquela antiiiiiga Div. Neg. Histórica do market gringo com o vetusto 9 (leeembra?) aponta, em princípio e por enquanto, para um indú mais magro, com penas, digo, apenas 9 kg.

about Bofesta:
a festa acabou e na 'correção', o degrau 45 da escada quebrou sem piscar depois das duas primeiras bicotinhas tipo 'testaaando'... e o pessoal que não conseguiu sair por causa do circuito já segura na brocha - and on the next target da ressaca da folia - o degrau 34, já sem escada e nem brocha, aí é que realmente, quem ficar por último - já que o pileque foi estrambólico e psicodélico - vai, depois de cambalear, course...

começar a cair.

como sempre, nunca em linha reta, como diz a Regra Geral; mesmo que as regras sempre sejam confirmadas por suas eventuais excessões; não que o sejam os ventos atuais.

about o CISNE:
êste é meu pô, o do famoso Ballett 'A Morte do Próprio'; o seu é o avestruz, k-çild's!*&$# (rsrs)

about U:
não pagou os 15 pilas da última vez e assim perdeu o veneravel, quá...

2.700 visitas, né uái?...( )ão.

Fact Finder disse...

Folks I will be back. Atrapalhado em outros afazeres no meio-tempo.

Kay bee, o sinal é aquele do tipo..."I have got an idea!" E não aquele imaginado por V. Sa. :)

PS. Cash is king!

aguia disse...

PUTZ???!!!...é mesmo, K-ÇIL'S!!!

bem que eu estava achando esta
merda aí parecida com uma foto
clássica do, do, pô, çiskiçi-mi...

como era mesmo o nome DÊLE???

ah, sim!... do tal de EINSTEN, é!

igual, I G U A L Z Ì S S I M A ! ! !

melhor que cash, só 'havia' FC...

iene, digo, yes.

aguia disse...

WILL BE BACK ?!

GOOOOD NEWS!

Anônimo disse...

The question here today is:
Have the markets hit the bottom?
Alguns CNBC financial contributors(Jim Gould - Alesco Advisors President) belived que agora e um momento de investir em assets drop down mas "without a clear motive". "We are in a panic-stage"
Vince Farrow - Soleil Securities chief investment officer says: "hey, step back to the balcony, watch and wait to see this nonsense volatility of the market". "I am giving up in trying to figure out when the bottom is..."
Outros dizem: investors nao se sentem confortaveis em comprar nesses variaveis, e acreditam que no comeco de 2009 depois da eleicao e mais definicao regarding the economy plan and the fallouts with the banks will be better. Now investors are more in the mode to keep liquidity.
At least, por agora, nao estao puxando dizendo que agora e a hora de comprar. Semana passada, a musica era outra, e o incentivo de que o bottom era AqUele - Can you believe that.
Sad and interesting this manipulation.
E agora is on the wait da fala do Bernake (na TV eles ate colocam um timer do lado direito da tela 01:38:10 Bernake Live)
Hold your horses everybody!
Sincerely.

aguia disse...

Cara Anônimo & 'D':

Diz aí pro tal Vince
que NONSENSE, c/
tooodo o respeito,


. . . é a mãe dêle.


regards...to Nina.