sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PMI Europa Vendas no Varejo

O PMI Vendas no Varejo divulgado pela Bloomberg caiu de 46,2 em setembro para 44,3 em outubro, uma queda pelo 5° mês consecutivo. Esse dado antecipa em 1 mês o oficial a ser divulgado pelos governos.

Segundo pesquisa junto a mais de 1000 executivos na Alemanha, França e Itália, as taxas de aumento no desemprego nos setores de varejo desses países foram as mais altas nos últimos 4 anos devido à queda nas vendas e nas margens de lucros. Além disso, o poder de repasse dos custos caiu mais uma vez de forma evidente.

Na Itália o PMI Varejo caiu de 42,8 em setembro para 34,8 em outubro, a queda mais brusca na história desse indicador. Na Alemanha o PMI Varejo subiu de 44,6 para 46,7 em outubro, embora em nível de contração, pois se encontra abaixo do nível crítico de 50. Na França o PMI Varejo caiu de 50,5 para 48,5, o menor em 6 meses.

Outros dados fruto das pesquisas: (a) vendas muito abaixo do planejado; (b) o índice da expectativa de vendas para o próximo mês é o mais baixo desde julho de 2005; (c) preços de venda e margens de lucros sob pressão; (d) a taxa de corte nos empregos de funcionários do staff foi a maior nos últimos 4 anos; (e) as compras pelos varejistas caíram pelo 3° mês; (f) o índice de compras caiu de 47,9 para 47,5, tendo sido mais branda na Alemanha e França.

Nenhum comentário: