terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ainda Menos Afoito

Não gostei do que vi. O volume financeiro e normalizado da carteira do SPX foi o mais baixo desde o dia 01 de outubro. Até ai há uma boa desculpa, pois pode sinalizar apenas o começo de uma longa congestão, sendo péssimo mesmo somente para as posições compradas em puts e calls devido à queda da volatilidade implícita (leia sobre o Vix) e ao time decay.

O problema começa com as pc ratio CBOE e ISE que assinalaram no dia de ontem níveis equivalentes a otimismos extremos.

Embora não se deva nunca dar muita ênfase ao sentimento predominante em apenas um dia, tanto é que para evitar essa armadilha eu analiso as pc ratios sob 4 ângulos, os níveis registrados no dia 20 de outubro somente são vistos em dias de extremo otimismo. Possivelmente a defesa de Bernanke por um novo pacote de estímulo fiscal tenha feito com que os traders de opções se esquecessem dos problemas.

Eu observei no final de semana que a nota da pc ratio ISE revelava uma surpreendente neutralidade, para não dizer fleuma, diante das mazelas criadas pelos CEO da banca internacional. Com a pc ratio registrada em 20 de outubro o quadro visto por um contrarian se agravou.

A volatilidade implícita das opções do SPX (Vix) caiu para 52,97% aa, um nível que já não está tão distante do valor justo em 48% aa indicado pelo meu modelo.

O meu modelo, entre outras variáveis, depende do comportamento do spread HY que ontem caiu de 1233 pontos percentuais, recorde nos últimos anos, para 1215 pp, ou seja, quase nada diante da euforia na bolsa. Se o spread HY não recuar, um Vix abaixo de 35% começa a acender a luz vermelha.

Os spreads Aaa, la creme de la creme, bateram novo recorde na última sexta-feira, o último dado divulgado oficialmente. Dêem uma busca em textos anteriores e poderão verificar a enorme importância dessa sinalização.

Menos afoito ainda depois dessa avaliação e mais rigoroso em uma decisão de compra para carregamento por um prazo mais longo, digamos por algumas semanas até alguns poucos meses.

Nenhum comentário: