terça-feira, 21 de outubro de 2008

os Fusos Horários e a Teoria da Conspiração

certa vez me imaginei um mega-especulador, um insider capaz de saber de primeira mão o que vai dizer uma autoridade monetária de um país de grande poder econômico, sôbre uma decisão importante para o MF, enfim, um alguém que soubesse realmente das coisas.

imaginei também o que poderia acontecer e qual poder de influenciar um mercado, seja de um simples e único Ativo, ou até o Market de um País, ou de mais de um, se, além
do conhecimento a nivel político decisório já citado, ainda tivesse uma visão macro do Mercado Financeiro Internacional, a nivel técnico sofisticado e invejavel; e, finalmente, imaginei ainda que, além disso tudo, tivesse, mais ainda, parceiros do mesmo nivel de conhecimento, e, finalmente, que tanto eu quanto meus parceiros tivéssemos um arsenal de dinheiro suficiente para manipular um determinado mercado, em algum determinado momento, com tanta bala quanto fosse necessário para isso.

aí, parei de imaginar, ao me lembrar que isso já acontecera no passado, quando um único mega-especulador deu um tranco numa das moedas mais respeitaveis do mundo e estava sozinho na jogada.

aqui neste blog, por definição do meu veneravel amigo e mestre KB, cada um dos quatro; êle, o Bob, o Fact e eu; temos nossos estilos e idiosincrasias diferentes, o que na sua opinião, com o que concordo - mesmo porque é extremamente facil concordar com êstes caras aqui - ao versatilizar-se o conteúdo do espaço, enriquece-se esta praia, ao colocar-se um leque de possibilidades diferentes, mas convergentes, a serem utilizadas por nossos visitantes, em seus laboratórios e observatórios pessoais, tanto para um feed-back de seus conhecimentos retrospectivos do histórico do mercado financeiro, quanto para suas considerações projetivas a nivel operacional.

but (by Bob) continuando a respeito do tema da Teoria da Conspiração, sem abraçá-la, ainda tenho, na minha sempre fertil imaginação, mais uma observação que sempre fiz a respeito das eventuais oportunidades - para um, ou mais, mega-especuladores, de mãos dadas entre si e também com algumas mega-instituições financeiras, tipo o JP Morgan, apenas para exemplificar - com relação à questão dos fusos horários no MFI e às eventuais possibilidades de usar isso tudo que foi dito aqui, sem nos esquecermos dos mercados futuros também não sincronizados, para grandes operações financeiras em geral e bursateis em especial.

imaginem agora vocês, pelo menos os leitores de Maryland, o quanto a gente pode dar asas à criatividade fantasiosa, sem maldade, mas com salutar malícia, e voar alto com nossa imaginação a respeito de coisas tais.

about market:

sôbre o mercado bursatil, em que se encena um pull-back, ligeiramente apoiado em um esbôço de uma das figuras clássicas da AG e com alguns fundamentos analíticos à vista de Indicadores parciais de AT e DT - elementares ainda, pois sem a confirmação de consistência exigivel, de numa análise macro coincidente - mesmo que acrescidos da velha praxe menor de se alavancar o mercado das derivativas Opções, após Exercícios massacrantes, a minha opinião, já propralada exaustivamente, aqui e alhures e portanto de a muito já sabida é que lá fora, com base em observação pessoal à época da conjestão do mercado de WS, depois da crise das tôrres, a dor de barriga, digo, a conjestão está ali pelos 9.000 pontos de DJIA e na nossa poquete temos dois pontos convulsivos, detectados também no histórico - e que o Bob já está de saco cheio de me ver citar tão repetidas vêzes - sendo o de cima os 43 KG que a pouco tempo era de baixo (uma baita muralha) e o atual de baixo, mais elástico, por ser uma faixa entre os 33 e os 34 mil pontos.

como adendo, apenas lembrar que ao cair 50%, um ìndice, para voltar onde estava, tem que subir 100%; e que no finado bull, enquanto nossa bolseta alavancou cêrca de 7 vêzes, geomètricamente, o valor de seus ativos; a Matriz apenas dobrou, numa humilhante alavacagem aritmética; daí que ninguém se assuste com a dicotomia nos percentuais evolutivos ou involutivos nos pregões de ambas, a Dora avante.

fui olhar o relógio... não vai dar para revisar, desculpem alguns êrros ortogáficos e ou gramaticais e... ôps...quase me esqueço: a respeito da primeira frase dêste post, Mr. Warren estava, de corpo presente, encarquilhado mas sorridente, no pregão de WS na 6a. Feira, comprando, of course, e muiiito.

BOA SORTE.

Nenhum comentário: