quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Capitulation Day: Wanted Dead or Alive

Esperava por um dia de capitulação do mercado na sexta-feira última quando o pre-market foi interrompido, não veio. Pelo contrário, o dia foi do tipo "lackluster". O price action acabou reforçando a convicção dos bottom-fishers.

Se estivermos diante dO FUNDO e não de UM FUNDO será a primeira vez (ou quem sabe, a segunda) na história dos mercados em que fundamentalistas e technicians ortodoxos chegaram a um consenso e deram-se as mãos. Em Pindorama os primeiros vêem barganhas "para deixar para os netos", como já li. Os segundos, que um bounce é iminente, dado o grau de sobrevenda. Por aqui ainda temos um festejado guru que "acertou" o fundo em 35k pts.

Estava ontem examinando um dado que achei curioso. O nosso ADR (ou BDR, como queiram) mais líquido apresenta um
"days to cover ratio" próximo de 1, o que em qualquer situação é considerado baixo. Na prática significa que os descobertos no ativo facilmente se cobrem e um short squeeze do tipo visto em VW no estágio atual é muuuito difícil (pra não dizer impossível). Há que se abrir um parênteses a respeito dessa estatística, tendo em vista que o uso crescente de Short e UltraShort ETFs - correlações inversas a um benchmark - podem estar sorrateiramente alterando a sensibilidade da mesma.

Nenhum comentário: