quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Habits Die Hard

Segundo o Goldman Sachs até há pouco meses o crédito era farto na Europa Oriental e a taxa de crescimento da região robusta, com a exceção da Hungria.

A inflação em alta, um fenômeno mundial que até há pouco tempo era o foco das preocupações da maioria dos BCs, forçou a elevação das taxas de juros e como subproduto, o fortalecimento das moedas locais.

Bancos da zona do Euro, com farto funding (financiamento) nessa moeda, invadiram a região em larga escala e participaram do crescimento do crédito local.

Tais bancos operando com empresas expostas a um descasamento (mismatching) de moeda, com operações na moeda local e funding em Euro, estão agora em apuros com a redução da disponibilidade de crédito devido ao processo mundial do deleverage, juntamente com os tomadores dos empréstimos. Soa familiar?

Para complicar o quadro, segundo o Goldman Sachs, as desvalorizações das moedas não têm facilitado as tarefas dos BCs locais. E para piorar ainda mais, os países da região participam da lista dos mais vulneráveis devido aos deficits em transações correntes.

Um comentário:

aguia disse...

meu Mestre KB:

a partir da inexoravel Dora avante, a cada dia identificaremos mais uma pedra daquele dominó que durante os últimos anos foi montado; com indubitavel, engenhosa - e almost, ainda pensei em dizer baixinho, maquiavélica - sofisticação; pelo Mercado Financeiro Internacional e até pela camisaria ali da esquina que também também VIROU 'FINANCEIRA'; como os demais varejos, atacados, distribuidores, indústrias; etc, etc.

sob os olhos, mas com uma quase total indiferença 'fleumática' dos BCs e Tesouros dos govêrnos em geral.


o que sempre aguardamos, às vêzes até impacientes na expectativa, foi o momento de cair a primeira pedra.


maldade nossa?... pessimismo?... ou, 'cassandrismo'?...

nada disso, nadinha.

não poderíamos era esquecer, gatos escaldados, com cicatrizes muiiitas, como é que termina o brinquedo destas Montagens Desenhadas dos Manjados Dominós.

( )s.