Uma nova rodada de fortes ajustes para baixo nos lucros das empresas da carteira do SPX pelos analistas aconteceu na semana passada. Compare a projeção do ROE médio das empresas do SPX até o final de 2009 mostrada pela curva vermelha no gráfico trimestral abaixo, com a mesma curva em um texto de 21 de setembro, 20 dias atrás (figura 2), e perceberá que a projeção do ROE (lucro líquido sobre o patrimônio líquido) foi reduzida, conseqüentemente os lucros.
Fonte: S&P / KB – Figura 1
As projeções de lucros estão se tornando mais realistas diante do cenário atual, porém conto com novas reduções para baixo, pois o ROE projetado ainda não atingiu o fundo assinalado em 2002 e a situação atual é bem mais grave do que a daquele ano.
Pelo critério dos lucros e em recessões por causas cíclicas, a compra de ações norte-americanas (ênfase, não me refiro às ações brasileiras) para o horizonte de longo prazo no atual nível seria muito atrativa.
A figura abaixo, que mostra a curva logarítmica dos lucros nominais da carteira do SPX projetada até dezembro de 2009, aponta para essa mesma conclusão, uma vez que os lucros projetados, e supostamente precificados, atingiram a reta inferior do canal de alta desde a década de 50.
Fonte: S&P / KB – Figura 2
No entanto, há um problema. Em mensagens anteriores eu afirmei que o Múltiplo da carteira do SPX estava muito acima do meu modelo e do Bear Stearns. Caíram as cotações das ações e os lucros projetados e, como resultado, como ficou o Múltiplo médio ponderado da Carteira? Por incrível que pareça o Múltiplo permaneceu praticamente inalterado, tendo fechado a semana em 18,4 vezes ante 16,1 pelo meu modelo e 12,9 pelo do Bear Stearns.
Nas atuais circunstâncias, em que provavelmente haverá uma recessão global provocada por uma causa estrutural (há algum leading indicator em território positivo?), o excesso de endividamento, há uma enorme chance de que a recuperação seja lenta, com recaídas à la Japão, conforme alertou Roubini. Portanto, nada mais natural do que supor que o ROE projetado venha a ser novamente reavaliado e, dessa vez, abaixo da mínima assinalada em 2002.
Além disso, o Múltiplo em algum momento deveria convergir para os modelos, pois está historicamente muito elevado. Uma dupla reavaliação para baixo, dos lucros e do Múltiplo, ainda seria capaz de causar um belo estrago. Os ajustes para baixo nos lucros e no Múltiplo podem acontecer por partes e, se for esse o caso, o potencial de downside a partir do nível atual seria, obviamente, menor do que se ocorresse simultaneamente . Lembro essa hipótese porque no início do bull market em 2002, o Múltiplo levou um bom tempo para convergir para um valor justo, depois de ter atingido a lua, cuja redução foi compensada por um enorme salto nos lucros.
Que o mercado já avançou bastante na precificação de um cenário muito ruim, ninguém tem dúvida. Porém, nas atuais circunstâncias não seria uma má idéia encurtar o horizonte de atuação, pelo menos por enquanto.
Como os preços, mesmo em um bear market, não seguem uma linha reta, em algum momento haverá um furioso pull back. Se a reação vier na forma de um “V” será muito melhor esperar o short (com extrema cautela), pois será difícil tirar algum proveito na compra.
No entanto, conforme alertou apropriadamente o Bob (chegou são e salvo pelo jeito), se a reação for precedida por um pivô de alta, pessimismo em todos os indicadores de sentimento (falta a pc equity-only da ISE) e uma notícia que provoque um contundente price action, possivelmente um DCA, ai sim, poderemos arriscar uma compra.
Find me on Tweeter! @FactFin18623431
Há 3 anos
5 comentários:
KB, são e salvo mas vendo Brasília e aquela turma circulando por lá não há como este imenso país país funcionar. Controlar como?
pô!... o cara vai fazer alpinismo tibetano, mata serviço aqui no blog por duas semanas e ainda vem por defeito nos nossos valorosos homens públicos.
quá.
KB: sei que Vc não tm tempo pra
me explicar o que é um MULTIPLO
E PRICE ACTION. VC poderia uma
indicar onde posso fazer esta pesquisa?
abs
Austral
Pensei que essas definições estivessem no meu glossário. sorry
1-Múltiplo ou Índice Preço-Lucro:
= Preço dividido pelo lucro
2-Price Action ou ação dos preços: direção, intervalo entre os fechamentos (range), volume, grau de participação dos papéis no movimento.
KB: estão no Glossário.Mas devo confessar que não me lembrei do
glossário. Peço desculpas pelo incomodo e agradeço a compreensão.
Abs
Austral
Postar um comentário