segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Expectativas dos Empresários Alemães

O instituto alemão IFO divulgou hoje o índice que reflete a confiança do empresário alemão, ou seja, como estão enxergando o quadro atual, o pior índice desde maio de 2003, bem como o índice que reflete as expectativas quanto ao futuro, o pior desde janeiro de 1991 (unusual times, unusual targets) quando o instituto começou as pesquisas. O dado do IFO está em linha com o Flash Germany PMI Industrial divulgado na semana passada nesse espaço.


Fonte: IFO / ECB / KB

O gráfico mensal acima desde o início da década mostra na cor preta o gradiente da taxa média overnight do empréstimo clean (sem garantias) em Euro entre bancos na região do Euro até setembro (taxa conhecida como EONIA e equivalente à nossa taxa cdi), e a curva vermelha, obtida por regressão linear, o índice de confiança do empresário alemão, esse último adiantado em 5 meses (portanto é leading indicator da EONIA). A correlação no período acima foi positiva de +83,6%, bastante significativa.

Se a correlação mostrada no gráfico acima prevalecer, e não há razão plausível para um descolamento, espera-se uma redução de pelo menos 50 pontos base na EONIA nos próximos 3 meses. Como a EONIA acompanha a taxa básica fixada pelo BCE, espera-se um afrouxamento da política monetária desse banco central numa magnitude semelhante.

Embora faça parte do processo de ajuste, quando um BC reduz taxa básica de juros é porque as coisas não andam bem, assim como a atividade econômica, e o que mais importa para os investidores, os lucros das empresas.

Nenhum comentário: