domingo, 19 de outubro de 2008

Estimativa do Pib dos EUA no 3° trimestre

O ECRI divulga semanalmente a tendência do seu leading indicator, além de qualificá-lo, mas não é divulgada uma estimativa do Pib trimestral.

O e-Forecasting divulga mensalmente uma estimativa da taxa real de crescimento do Pib dos EUA em relação ao mês anterior e em relação ao trimestre anterior, supondo o período móvel de 3 meses, com base em técnicas estatísticas.

A estimativa divulgada no dia 16 de outubro relatou que:

"According to e-forecasting's Preliminary Estimate of U.S. Monthly GDP, the nation's output of goods and services, declined in September. Following an increase of 0.1 percent in August, the real-time monthly GDP, expressed at seasonally adjusted annual rates in chained 2000 prices, fell 8,0 % in September to $11,645.9 billion."

Nota: GDP chained 2000 prices = Pib a preços de 2000 (Pib nominal no 2° trimestre tingiu U$ 14,3 trilhões)

Tradução: O Pib entre agosto e setembro caiu em termos reais 8% aa, taxa anualizada, cujo cálculo é ((Pib Set/Pib Ago)^12-1)x100


Fonte:e-Forecasting

"Looking at the annual growth rate of monthly GDP's three-month moving average from three months ago, the economy's output in September decreased by 0,9 %."

Tradução: Enquanto o cálculo oficial do Pib é feito em trimestres fixos encerrados nos meses de março, junho, setembro e dezembro, o e-Forecasting divulga essa taxa mensalmente e, portanto, se baseia em uma média móvel de 3 meses.

A média móvel de 3 meses encerrados em setembro coincide com o Pib do 3° trimestre, cuja 1ª estimativa será divulgada no começo de novembro. Segundo a estimativa do e-Forecasting a taxa real de crescimento entre o 2° e o 3° trimestre deverá ser de -0,9% aa.

A crise bancária se recrudesceu somente a partir de meados de setembro com a débâcle do Lehman Brothers e a intervenção na AIG. A paralisia no mercado de crédito se agravou desde então e somente no final da semana passada mostrou os 1°s sinais de melhora, porém ainda muito tênues, pois se os prêmios nos CDS de 5 anos recuaram bastante, a TED spread ainda permanece nas alturas.

Mantido o momentum de setembro é de se esperar que o 4° trimestre seja terrível em relação ao 3° e, para tanto, basta observar a brusca inflexão do Pib em setembro, comportamento muito atípico em relação aos padrões passados.

Nenhum comentário: