sábado, 25 de outubro de 2008

Flash Eurozone PMI

O Flash Eurozone PMI divulgado pela Markit é uma prévia do PMI da zona do Euro que é divulgado no 1° dia útil de cada mês, e que abrange 85% da pesquisa integral. Serve, portanto, como um bom indicativo de que como deverá ser o PMI.

Por essa pesquisa divulgada nessa sexta-feira, o Flash PMI Industrial caiu de 44,1% em setembro para 40,5% em outubro, o menor valor da série iniciada em junho de 1997, um dado que revela uma significativa contração nos negócios.

O Flash ISM (PMI do setor de Serviços), mais inelástico, caiu de 48,4% para 46,9%. O dado referente ao setor industrial, embora menos representativo economicamente, mas por ser mais sensível ao ciclo econômico é muito mais informativo.

O componente forward looking, PMI New Orders (setor industrial), registrou a maior queda de um mês para o outro em toda a história da pesquisa, devido à queda nas ordens de exportações. No setor de serviços o componente New Orders registrou a 5ª queda consecutiva e a queda mais acentuada desde o mês de outubro de 2001.

Na Alemanha, até então a economia mais resiliente (um dos países que mais exporta no mundo) o Flash PMI Industrial caiu de 48,5% para 46,7% em outubro, o menor nível nos últimos 5 anos. Na França o indicador caiu de 47,1% para 45,1% em outubro. Vê-se que a queda do Flash Eurozone PMI foi generalizada.

Relembrando a regra n°1: “Nunca faça uma aposta a partir de considerações genéricas, em cima de achismos. Há um conjunto de variáveis técnicas e macroeconômicas que em geral andam na frente dos preços das ações. Fique de olho neles, são os indicadores antecedentes. Não são infalíveis, porém quando uma proporção razoável deles apontar para uma direção, tome-a.

Nenhum comentário: