quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Exemplo de Violação da Regra N°1

Passei a acompanhar Clif Droke em 2006 depois de boas referências, não me lembro de quem. Notei nele um otimismo inabalável mesmo quando já eram visíveis as rachaduras no prédio dos bulls. Obedecendo a regra n° 9 eu passei a lê-lo mesmo assim.

Em agosto de 2007, quando o mercado sofreu um duro tranco, Clif Droke só faltou implorar aos seus leitores para não duvidar do bull. Ele elencou diversos motivos, mas um deles, que me pareceu ser uma peça importante no seu embasamento, atraiu a minha atenção, afinal eu já o havia analisado de fio a pavio. No dia em que eu li eu soube que Clif Droke violou a regra n° 1. Não é um demérito desse analista, pois eu, e qualquer outra pessoa, estou sujeito a violar essa regra, pois às vezes a lógica parece tão clara que não damos ao trabalho de comprová-la estatisticamente.

MZM ou Money of Zero Maturity é o volume de recursos investidos que é resgatável a qualquer momento pela cotação a mercado (market to market). Em agosto era equivalente a 60% do Pib americano.

A correlação linear entre a taxa de crescimento do MZM e o gradiente dos fed funds foi negativa nos últimos 20 anos, igual a -80%, uma das mais estáveis que eu já encontrei nas minhas pesquisas. Eu já mencionei nesse espaço que existe uma correlação positiva entre o gradiente dos fed funds e a taxa de crescimento do lucro da carteira do SPX nos 12 meses precedentes. Então já dá para imaginar qual a correlação entre a variação do MZM e a do lucro da carteira.



Fonte: Fed / S&P / KB

Em agosto de 2007 Clif Droke alegava que o fato do MZM estar crescendo a taxas mais elevadas era um ótimo sinal e que serviria de suporte ao bull. À primeira vista o raciocínio era muito sedutor, mas sem comprovação estatística poderia ser uma bullshit, e era.

O gráfico trimestral acima mostra a taxa de crescimento do lucro da carteira do SPX (cor preta) e a taxa de crescimento da relação MZM/Pib (cor vermelha), plotada de forma invertida e obtida através de uma regressão linear. A correlação é negativa e foi de -72,5% desde o início da década de 90 até o presente.

A explicação? O Fed somente controla a liquidez imediata! O MZM. Comentei sobre a correlação negativa entre esse agregado e os fed funds, ou seja, que o MZM aumenta com a redução dos juros, sendo nessa sequência o efeito e a causa. Ora, eu também já mostrei em um texto, postado há algum tempo nesse espaço, que os juros somente são reduzidos quando há problemas no ar.

Nessa generalização o leitor do Trading in Blog não cairá.

Nenhum comentário: