domingo, 19 de outubro de 2008

carona no poste do mestre na esquina da cigana

falando por ora, dos EUA, já que acontecendo na Matriz acaba acontecendo no quintal, o encolhimento do PIB já retrata o freio na atividade econômica, perfil recessivo que aponta para possivel estagnação como um ponto de talvez deploravel equilíbrio.
on the othert hand...
é evidente, já notório, até mesmo pela dor no bolso do povo americano, um processo de remarcação de prêços (um velho filme) que aponta, òbviamente, para uma INFLAÇÃO.

estagflação, como aprendeu o Delfim com o professor Simonsen (isso na escola, depois inverteram os papeis na vida profissional prática) seria o nome da mistura, quando coincidissem, as duas tendências, ambas bem dolorosas, no tempo e no liquidificador.

o BC gringo que já fede de tanto suar para acudir a enorme bagunça, fétida idem, que havia 'sob o véu' das Fannie & suas más Cias locais e globais - todo mundo em cima da mesa, de saia curta e sem calcinha - tem agora a intenção já bem transparente de baixar taxa para desemperrar a economia e se discute, se 0,5, ou 0,25 apenas.
o que é uma pena.
nada contra, muito menos a favor, já que estão entre a cruz e a espada e ou entram no grosso espêto ou caem na brasa, but (by Bob), função prioritária de BC, é defender a moeda.

entretanto, vai haver aí, pelo menos, dois complicadores, sendo o primeiro e que não está disponivel, a construção civil, principalmente a de unidades residenciais e que desta vez não poderá ser acionada porque, já hiper desgastada e muito mal explorada por ter sido 'excessivamente explorada'; usada e abusada; seria uma excelente grande mola clássica alavancadora de recuperação de atividade, por gerar também velozmente, postos de trabalho, além de azeitar múltiplos polos de apôio logístico; industriais, comerciais e financeiros; mas, agora, uma zebra que faz exatamente parte do problema e uma baita parte... e que não está nem aí para baixa de taxa; no que - se fosse pra defeito - acrescentaria que tanto isto de taxa negativa, quanto à disponibilização cavalar de grana para os Bancos, a meu simples jeito de ver, pelo menos por ora, só vai refrescar... os Bancos.

bom, seria sim, o aliviar-se a situação desesperadora dos mutuários da casa própria.

o segundo, é que inflação se combate; clàssicamente, digamos; é com aumento de taxa; de onde se pode concluir; até que apareça juiz na peleja; que a confa neste meio de campo tá soda, como diria o tal velho sábio filósofo e senador pedófilo viciado em sicuta.

mas que nas bolsas das ciganas tá esboçado um W tá, talvez só para alavancar opiças: e chegando amanhã minha cigana da esquina, se não apagar isto até as 9 ela leu sua bola... não que seja a mesma de sempre pois não anda nada confiavel flertando com um tal Iceman.

BOA SORTE A TODOS

Nenhum comentário: