sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Spreads Aaa e PMI New Orders nos EUA

Há um feed back entre o spread Aaa e a atividade industrial. Quem é o rabo e quem é a cabeça? Eu penso que os papéis se alternam.

Observe o gráfico trimestral entre a média trimestral do gradiente do spread Aaa e do componente New Orders do PMI Industrial nos EUA, o mais forward looking dos seus componentes. A correlação negativa tem sido super estável em torno de -81% desde 1997.


Fonte: Fed / KB

A curva preta é o componente New Orders do PMI Industrial e a curva vermelha a evolução do gradiente do spread Aaa obtida por regressão linear para ilustrar a correlação.

Até o 3° trimestre do ano em curso os dados empregados foram as médias trimestrais das 2 variáveis, porém no 4° trimestre usou-se o último dado diário disponível do spread Aaa e o último mensal do PMI New Orders como se fossem as médias trimestrais nesse trimestre.

Uma dica. Apesar do setor industrial representar menos do que 10% do Pib dos EUA, por ser altamente cíclico (devido aos estoques), o PMI Industrial tem um poder de antecipação (leading power) maior do que o ISM Serviços (equivalente ao PMI do setor de Serviços que representa mais de 80% da economia).

Nenhum comentário: