quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A Indústria de Fundos Irá Querer Esquecer Outubro

O mês em curso, mesmo sem ter terminado, já é o pior para a indústria de fundos nos últimos tempos, nessa categoria incluídos os fundos de renda fixa de todos os tipos, multimercado (hedge fund), ações, cambial, previdência e imobiliário.

A figura abaixo mostra o fluxo líquido mensal na indústria em bilhões de reais desde julho de 2007 até o acumulado no mês de outubro até o dia 9, quinta-feira da semana passada. Nem chegamos na segunda quinzena e o mês se destaca como o pior.


Fonte: Anbid

Os resgates nos últimos 2 meses foram claramente um reflexo da crise bancária no mundo. Vamos ver se uma injeção na economia equivalente a 10% do Pib decidida recentemente pelo banco central irá diminuir a procura por cofres. Em tese deveria, ainda mais com os exemplos de bailouts vindo de fora.

Um comentário:

Bob disse...

Nehmi não descarta a possibilidade de que o fechamento, na semana passada, de dois fundos de ações reconhecidos por serem alavancados e muito rentáveis – o GWI Fundo de Investimentos em Ações (GWI FIA) e o GWI Classic Fundo de Investimento em Ações (GWI Classic) – tenha assustado os investidores e estimulado os saques. “Isso pode ter acontecido, por falta de conhecimento dos investidores”, afirma. Nesta terça-feira, foi anunciado também o fechamento para aplicações e resgates de outros dois fundos de ações alavancados: o Galleas 90 e o Galleas Partners I, geridos pela EM Galleas.

“O fechamento do fundo GWI parece ter provocado um movimento de resgate dos investidores de outros fundos alavancados disponíveis no mercado", concorda o diretor do Fortuna, Marcelo D’Agosto.

Nehmi destaca que as estratégias do GWI nada têm a ver com adotadas pelo Sparta. “Estamos classificados em categorias diferentes, investimos em mercados diferentes, temos tamanhos diferentes. Mas nossos cotistas podem ter associado o fator alavancagem”, explica. O gerente lembra que a carteira de investimentos fundo é formada basicamente por aplicações em Bolsa, moedas e commodities agrícolas, mas não detalha em que proporção, nem informa qual o atual nível de alavancagem, por questões estratégicas. “Prezamos pela liquidez, para que possamos entrar e sair com agilidade dos investimentos.”