quarta-feira, 22 de outubro de 2008

prefiro os avisos das cassandras aos cantos das sereias

após ler - depois de me surpreender ´momentâneamente', com o início, but só com o início - o último poste fincado indelevelmente aqui, por uma certa fera, ocorreu-me, relembrando comentários e contra-observações dialéticas recentes de outras - com nossos visitantes que nos honram com suas participações construtivas aqui no blog que... a respeito de certos pontificados de alguns comentaristas bursateis, very lights e por vêzes até exageradamente otimistas... que há que se lê-los com caluda!!!

pois, se a intenção fosse apenas acalmar o mercado, tipo o lulinha com manteiga, ela dispensaria certas convocações escancaradas e pior ainda, certas colocações outras, sutis, aparentemente inocentes (e inconscientemente talvez até sejam, quem sabe?)... BUT

on the other hand

a sutileza, quase subreptícia de se dizer que ações - estas ou aquelas, ou pior, que ações no geral - estão "mais baratas"; induz sim; mesmo que subliminarmente; o investidor ou especulador menos calejado - e tal sutileza é, deliberadamente ou não, sedutora, principalmente para os que não entendem nada de AF e que não sabem siquer qual a diferença entre o valor patrimonial e valor o transacional de mercado de um ativo - levando muitos a pensarem, sim, que estão, MESMO, "BARATAS"!!!


seguinte, sem complicar tá?... porque a 'coisa' é muiiito simples:

se algo estava sendo cotado a 100, e está agora a 50: está "mais barato"?... óbvio que sim.

BUT!... 'isto' aí, NÃO significa - de jeito nenhum MESMO - que esteja, VERDADEIRAMENTE BARATO,

...SE VALER SÓ 20!!!...



não conheço os caras citados, de ouvir falar sim, mas isso já é outra coisa que serem bem conhecidos: 'áxu'.

o Mailson feijão com arroz é um cara BEM conhecido, talvez até sem muito tempêro, mas equilibrado: leio.

BOA SORTE A TODOS.

Nenhum comentário: