terça-feira, 7 de outubro de 2008

Acredite Se Quiser

Desde o pico histórico do índice Bovespa (nominal) no final de maio, o volume financeiro (normalizado) das compras líquidas de ações realizadas diretamente na bolsa pelas pessoas físicas no último dia 02 de outubro (quinta-feira), quando o índice fechou em 46145 pontos, somente foi superado pelas operações realizadas nos dias 02 e 03 de junho desse ano.

Vale lembrar que no mês de junho as pessoas físicas injetaram diretamente na bolsa um volume (normalizado) que foi recorde pelo menos nessa década (não tenho dados sobre o fluxo na década passada).

E o que os estrangeiros fizeram na última quinta-feira? Enfiaram cerca de 80% de suas vendas líquidas nas pessoas físicas e o saldo nos institucionais.

Para completar a lambança no mês de setembro a Anbid acabou de informar que houve resgate líquido nos fundos cambiais pelas pessoas físicas.

A mínima registrada no intraday dessa segunda-feira, quando o índice Bovespa chegou a cair cerca de 20%, beijou o número mágico de 50% do pico histórico (74/2). Ou seja, em apenas 4 meses o índice Bovespa registrou uma pontuação equivalente a 50% de sua máxima histórica.

Esse percentual de retração(50%) em condições normais serviria como suporte de médio prazo para o índice Bovespa e é até possível que a reação iniciada ontem à tarde(índice fechou com uma queda de "apenas" 5,4%) tenha alguma continuidade no curto prazo.

Alguma, afinal raras vezes eu vi um mercado tão oversold.

Um comentário:

aguia disse...

meu mestre:

Sempre concordando; em gênero, número e degraus; saudosìsticamnte me lembrava que a uns dois anos, pouco menos, pouco mais, comentava que o festival carnavalesco de Pindorama sòmente teria fim de festa quando os big bois locais e os do do turismo bursatil TRANFERISSEM confetes e lança-perfumes para a massa tupiniquim.

Aos primeiros avisos de seus posts informando que a pré-falida já estava nas mãos dos inocentes - e que êles, puros sempre e sem a pontaria e nem os targets de Robin, estavam mirando as nuvens tipo o ceu é o limite, ainda renitentemente esperançosos, but, do convés do titanic - pensei que

o 'repasse', finalmente, tinha terminado.

E a velha raposada, at last, passado a batata escaldante para as mãos da moçada - grandes brancos de mãozinhas dadas com a mídia especializada e até oficialmente amanteigada, fora as pirotecnias outras do espiroqueta de sempre que também ajudaram.

Com uma mãozinha muito indutiva, holofotes nos iluminados kakás da mídia paga; tipo compre, compre; compre sim; compre muito; compre mais.

ontem, a 'coisa' - não fossem os curtos circuitos dissipatórios (nada a ver com curto-circuitos), reprises dos da semana passada - teria rompido o casco.

E, se não rompeu, não significa que ao religarem as lâmpadas do navio já embicando, ou acenderem as velas (tanto faz), tenham também

...removido o iceberg, né?

pena que o Bob esteja escalando um Congresso, pois êle entende pacas dêste troço de geleiras e nos daria por certo mais subsídios, de preferência mensais, já que o Magno Alex, Rei dos Charts, tá de mal (rsrs, brincadeira, Fact).

bração.