quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Dia em que a Crise Bateu na Nossa Porta

O gráfico diário abaixo mostra a evolução das linhas externas de financiamento das exportações. A queda abrupta dessas linhas e o estrangulamento do crédito doméstico aconteceram logo após os affairs AIG e Lehman Brothers, apontados no gráfico diário abaixo.


Fonte: BC / Morgan Stanley

Uma vasta maioria dos analistas atribuiu a esses eventos, particularmente o último, as causas do aparecimento da crise em nosso país, até então com sintomas somente na bolsa. O TiB discordou peremptoriamente.

Embora o gráfico acima mostre que no último dia de outubro ocorreu uma excelente reação nas linhas de exportações, que coincidiu com a reação no mercado de ações, os volumes das linhas permanecem ainda muito voláteis.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fenômeno conhecido como "Sudden Stop". Ocorre quando uma mudança brusca das expectativas casada com uma desvalorização acelerada da moeda obriga os bancos a contrair o crédito abruptamente devido ao aumento inesperado do risco de crédito dos bancos. Termina quando os bancos ajustam o risco de crédito de acordo com o nível de capitalização e das expectativas.
A valorização da moeda ajuda a reduzir o risco também.

Samuel Ramos disse...

é, como diz o Mish, os bc´s estão se tornando o lender of the only resort

monetaristas e keynesianos devem estar tendo orgasmos
hehehe

aguia disse...

o Mailson 'feijão com arroz' (gosto dele e de ler seus coments) tem falado da "ressurreição" Keynesiana.

só não disse ainda que Mr. John Maynard deixou uma discípula dêle lá nos EUA que é show de bola na Doutrina, a Joan Robinson.