sábado, 8 de novembro de 2008

Sinalização do US LEI do e-Forecasting

O e-Forecasting divulgou nessa última sexta-feira que, após ter recuado 1% em setembro, o US Leading Economic Indicator (US LEI) caiu 5,4% em outubro. Note que o percentual mencionado se trata da oscilação do indicador no mês e não da taxa de crescimento negativo do Pib.

A queda do US LEI do e-Forecasting se acelerou, portanto, em linha com o linguajar mais sombrio do ECRI empregado na última sexta-feira: “U.S. economic growth are worsening swiftly

A figura abaixo revela os componentes do US LEI do e-Forecasting e a contribuição de cada item no mês de outubro.


Fonte: e-Forecasting (clique na imagem para ampliá-la)

Observe que o mercado de ações, representando pelo SPX, participa do indicador antecedente composto e foi o que mais contribui negativamente para a taxa negativa do US LEI do e-Forecasting.

Os componentes do US LEI empregados pela consultoria apresentam em geral um poder de antecipação (lead time) semelhante ao do mercado de ações.

Tirando fora o SPX, 4 itens do US LEI contribuíram negativamente para a sua taxa negativa de crescimento no mês de outubro enquanto que 2 itens contribuíram positivamente, porém nesse caso de maneira muito modesta.

Por enquanto não há luz no final do túnel.

2 comentários:

aguia disse...

PO!?

o setor da construção civil, cuja porralouquice desencadeou a crise é apenas o 5° colocado da lista?!

dominó é phoda, né, uái... uma pedra que cai, levanta a cortina e põe uma porrada indicadores à DERIVA, em cima da mesa, sem calcinha...

( )

KB disse...

housing já caiu tanto que talvez explique o motivo pelo qual não esteja encabeçando a lista :)