domingo, 5 de outubro de 2008

Dissonância Cognitiva

Por um breve instante eu julguei que os patos começaram a bater em retirada. Ledo engano meu. Permanecem firmes e fortes com suas posições perdedoras, tendo inclusive aumentado-as desde o meu último comentário a respeito.

Observe o comportamento mais recente das pessoas físicas. Abaixo a figura mostra o fluxo diário (normalizado) de suas operações diretas na bolsa de valores desde o dia 21 de maio, perto do pico histórico do índice Bovespa.


Fonte: Bovespa / KB – Figura 1

Agora observe bem o gráfico mensal abaixo sobre o fluxo acumulado (normalizado) desde janeiro de 2005 das operações realizadas pelas pessoas físicas diretamente na bolsa. O gráfico não inclui o fluxo resultante das inversões desses investidores nos fundos mútuos de ações e multimercados (hedge fund).

Estatisticamente as operações diretas na bolsa têm sido mais informativas do que as realizadas via fundos, embora essas também devam ser monitoradas.


Fonte: Bovespa / KB – Figura 2

Conforme já comentei em posts anteriores, as pessoas físicas somente se encorajaram a parar de vender diretamente na bolsa a partir de novembro de 2007. Com a exceção do mês de abril de 2008, o saldo mensal do fluxo sempre foi comprador.

O ápice das compras das pessoas físicas aconteceu no mês de junho, comportamento exatamente igual ao dos norte-americanos no mês de fevereiro de 2000, quando enterraram nos fundos U$ 56 bilhões (fonte: ICI), recorde nunca mais superado. Quando estourou a bolha na Nasdaq?

O mal da dissonância cognitiva definitivamente se abateu sobre os nossos patos. Porém essa mesma doença também atacou os weak hands que operam opções nas bolsas americanas, que também são e sempre serão caixas de ressonância fiéis dos formadores de opinião.

3 comentários:

aguia disse...

grande Mestre:

espere, até
alguém...
GRITAR

fôgo

Anônimo disse...

Pois é KB.A coisa ta mesmo entalada.
O que vc sugere aos PATOS
(aqueles patos que não precisam do dinheiro disponivel na conta pelos próximos 5 a 10 anos)e que NÃO TEM
EXPERIENCIA do mercado de ações façam no presente momento?
abs
Austral

KB disse...

Anônimo

1-Se eu fosse cínico eu diria que você teria que ter saído de sua posição quando os critérios empregados no momento da compra deixaram de ser válidos;

2-Se eles permanecem válidos, permaneça;

3-Caso contrário, temo que já seja um pouco tarde;

3-Tire lições proveitosas desse episódio;

4-Dobre a sua aposta caso seja iluminado e descubra o timing certo do ponto de inflexão do mercado;

5-Se restrinja às 5 ações de maior peso no Bovespa. Inclua Cemig nessa lista no momento de pagar para ver.

6-Boa sorte, de coração, cara.

KB