quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Tênues Sinais Positivos

Começaram a surgir os primeiros sinais de debandada dos patos, mas ainda estamos longe de ver revertidas as enormes somas investidas por essa categoria de investidor via trading direto no mercado de ações desde novembro de 2007. Coincidência ou não, outra peça de informação se encaixa com o timing desses esperados movimentos dos investidores individuais.

Ao receber via mensagem eletrônica e ler o conteúdo do blog do César Maia, prefeito do Rio de Janeiro, arregalei os olhos ao ler a previsão de um conhecido analista técnico sobre o objetivo do índice Bovespa em 30 K pontos (nesse momento o índice é cotado em torno de 51,6 K pontos).

A influência desse analista como formador de opinião não deve ser superestimada, mas eu sei que ele é um pastor de muitas pessoas. Tendo sua previsão sido divulgada em um dos blogs políticos mais lidos do país, o fato ganha uma dimensão maior, pois reverbera na mente de muitos patos e reflete o consciente coletivo do momento.

Esse comentário não é nenhum demérito para esse analista, que eu não conheço e que só pelo fato de ter sobrevivido no mercado até hoje já merece uma menção honrosa. Ele pode até estar certo no longo prazo, mas mesmo que o mercado atinja esse objetivo decerto que não o fará em linha reta. E o meu interesse é também capturar os bear market rallies.

Nenhum comentário: