quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Nem Delfim, nem Simonsem: PRIMEIRO, APRENDA...

Convocado pelos pares para decisão emergencial, obriguei-me a um hiato em Toronto, minhas merecidas férias; e já que operei a peste, digo, a pasta do micro, vou tentar passar aqui uma mensagem que me inspiram as várias cicatrizes experienciais, bem intencionada e respeitosa, aparentemente simplória, ainda mais para simplórios que não consigam entender o quanto é importante, para nós, neste Blog, a SOLIDARIEDADE.

But, de fundamental importância, para os que pretendam ser realmente investidores razoavelmemnte seguros e mais tranquilos no mercado bursatil; traders de LP ou players de CP e até dos caça-niqueis de DT... e vou aproveitar a deixa para 'deixar' bem claro e inequívoco que não tenho nada, nadinha, contra quaisquer investidores ou especuladores, sejam grandes ou pequenos e quaisquer que sejam as modalidades operacionais e referências Analíticas e Métodos de quem quer que seja; eis que todos - e eu digo TODOS - que operam no market, a nivel de solitária pessoa física, para mim são verdadeiros herois intimoratos e aquêles que operam com o próprio dinheiro são, creio eu e aqui confesso, cidadãos absolutamente admiraveis e respeitaveis; tais quais príncipes altaneiros, donos inquestionaveis de suas vontades e decisões; pois afinal são, na verdade, e em última análise, êles quem PAGAM (ou recebem, quando e se 'realizam'; eis que Lucro na Bolsa, só o é, quando já no Bolso), pelas suas experiências bursateis.


A MENSAGEM É:


"NO MARKET, PRIMEIRO SE APRENDE... E SÓ DEPOIS - DEPOIS DE SE APRENDER - FAZ-SE".


O Ditado que diz que "só se aprende fazendo", a meu ver, NÃO é aplicavel à ARTE de Operar no Mercado Financeiro e em especial no Mercado Acionário e afins bursateis, como commodities e certos derivativos (os tais que no total, hoje beiram o 1/2 quatrilhão de US$ e que quando estavam 'sòmente' em 150 tri, a apenas 3 anos e pouco atraz, só o JP carregava nas costas 1/3 disto... e aproveito e respondo à pergunta about it, de um visitante recente: basta clicar no Google ou na Site da Bolsa que êles explicam essas coisas e até explanam; esticam, etc); onde, no geral, se alguma regra acauteladora fosse possivel se estabelecer, a meu gôsto seria esta, com certeza: "Primeiro aprenda, depois faça".

Boa Sorte a todos; principalmente a alguns muito queridos e idem especiais, se bem afoitos, leitores dêste Blog radicados nos EUA.

aguia, de volta à Muda.

Nenhum comentário: