domingo, 21 de setembro de 2008

A Força de um Gráfico

Observem o número de pontos identificados pelos traçados no gráfico semanal do índice Bovespa indexado ao Dólar desde 1986 até o presente, em escala semilog. Desde a crise do México em 1994/5 eu nunca mais deixei de analisá-lo, pois em setembro de 1994 o índice parou numa dessas LTAs. Somente tomei ciência desse gráfico depois que o estrago em minha carteira já não tinha mais conserto.


Fonte: Bovespa, KB

Observem a mãe de todas as LTAs, a construída unindo os picos em 1986 (euforia após o Plano Cruzado) e 1997 (pico antes da crise na Ásia). Até que o mercado tentou superá-la nesse ano, mas sucumbiu diante de sua força. Doce ilusão. Eu já conhecia a sua força.

Uma nota breve. A pc ratio equity-only na CBOE nessa última sexta-feira foi a mais baixa no ano. Acabaram-se os problemas?

3 comentários:

Anônimo disse...

ÔÔÔ VAMPIRO:


VÁ DORMIR!!!


...VAI CAIR.

Anônimo disse...

Estava dando uma olhada naquele gráfico de longo prazo no site da Enfoque onde pode-se ler eventos "importantes" ao longo da história do Ibovespa desde o final dos anos 60.

O curioso é que mesclado com fatos realmente importantes, ele está repleto de bobagens completamente alheias ao mercado.

Propositalmente confuso, mais um desserviço da mídia, diria.

Um exemplo: Mônica Lewinski.

Como se uma pequena chupada no pau do presidente fosse um fundamento.

Morri de rir quando cheguei ali e parei, sob risco de me achar um completo imbecil se seguisse adiante, hahaha.

Assim como água e óleo, gráficos e 99,9% das notícias não se misturam - by smarca.

Anônimo disse...

É isso, Carca mano mafioso!... BUT, manera um pouco nos coments libidinosos que minha psicóloga (que mora lá nos States, lembra?) anda lendo esta merda aqui, pô!

"Charts never lies"

... como diz o Fact do alto de sua incontestavel, insuperavel e indubitavelmente incomensuravel sabedoria (hmmm... 15 pilas na minha c/c, Alex).

e, como diria outro sábio: "além de acompanhar os movimentos de CP, nunca nos esqueçamos de dar, vez ou outra ou sistemàticamente, uma olhadinha nos maravilhosos e enriquecedores longos panoramas retrospectivos dos Historical Charts, included the LAPDV of NW, of course; eis que é imperativo, tanto ao player quanto ao trader conscientes, ter sempre uma Visão Comparativa, não apenas de diferentes Ativos num mesmo Tempo, BUT e além disso e indispensavelmente, de TEMPOS DIFERENTES DE UM MESMO ATIVO".

(hmmm... e agora, de quem recebo?)


flap.