domingo, 21 de setembro de 2008

Michael Pettis sobre a China

Temporariamente eu deixei de dar importância aos inúmeros relatórios que eu recebo das diversas instituições de ponta em Wall Street. Os melhores relatórios são dos broker dealers cujas situações vão de mal a pior devido à dependência de funding junto aos ariscos institucionais.

Não precisa ser muito esperto para imaginar que deve haver ordens superiores para evitar comentários que possam dificultar ainda mais as precárias situações dessas instituições. Dessa forma, eu tenho tratado de beber em outras fontes. Até o competente e sempre bearish David Rosemberg da Merrill Lynch tem sido menos alarmante e cáustico.

Por ser o professor Michael da University's Guanghua School of Management em Pequim, especializado no mercado financeiro chinês e um observador in loco do que se passa no país, eu julgo que os seus comentários são merecedores de atenção. Ele comenta que um dos únicos bright spots da economia chinesa tem sido a crescente demanda dos consumidores.

O baixo valor de mercado das ações em relação ao Pib reduz o impacto da sensação de perda de riqueza com a queda nas cotações das ações, restando apenas o impacto psicológico negativo com as baixas espetaculares.

Problemas poderão vir é do mercado imobiliário, onde os consumidores, os bancos e as empresas estão pesadamente investidos. É daí que poderão surgir notícias ruins que, segundo ele, não tem sido nada animadoras.

Ele comenta um artigo no South China Morning Post em que é relatada uma guerra de preços entre os empreendedores como a maneira encontrada para atrair compradores. O artigo ressalta que é a primeira vez que uma guerra de preços acontece nas principais cidades do continente. Em Pequim quase todos os projetos reduziram os preços das ofertas, sendo que até o momento essa tática tem produzido poucos resultados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Enviei, via e-mail, aos amigos do blog um gráfico de longo prazo do SSEC numa visão estritamente técnica, a ser confirmada.

Anônimo disse...

O gráfico não dá pra postar aqui, mas deixo um comentário, que se tiver que morder minha lingua não vai me afetar em nada, pelo simples fato de que não opero o SSEC:

"Concluiu sua queda de longo prazo esta semana, tendo feito um fundo intermediário nos 1802 pontos e agora vai caminhar para um repique até aproximados 2600 pontos (+44%) ou 2930 pontos (+62%)".