sexta-feira, 26 de setembro de 2008

o TARGET e a engenharia

Diz a lenda que o arqueiro heroi Robin Hood nunca errava o alvo.

Deve ter passado muitos anos treinando na floresta de Sherwood (distrito de Nottingham, onde havia um xerife idiota e cruel com os pobres e cego apenas para as mazelas da nobreza britânica, na época, nas mãos de João, irmão de Ricardo Coração de Leão, o verdadeiro Rei, Cristão; que enquanto estivera no trono protegera os pobres, ao contrário do cruel João que os saqueava e matava; mas Richard estava longe bem distante, frente à Santa Cruzada; saqueando e matando infieis, muitos também pobres).

Robin, era, apesar disso, fã de Ricardo e odiava o Rei estepe João, a quem desde jovem jurara combater, numa luta sem tréguas, tipo um Davi contra Golias e por isso, sempre que a também arqueira e fogosa Marion lhe dava uma folga, treinava e àrduamente treinava, exaustivamente, sua pontaria; pois sabia que tinha que ser o mais infalivel possivel; já que seu alvo era tomar dos ricos para dar aos pobres e sabia que tendo que mirar nisso, dependeria de penoso sacrifício no planejamento e de rígida determinação na execução...


para Aprender, antes, de tentar seu target point: o momento da vitória, ao se aventurar a treidar contra João e o xerife.


Assim (eventualmente na caça, enfiando a espada em touros para alimentar seus fieis seguidores e flexando ursos para defender Marion), após montar a engenharia estatégica da batalha, foi treidar, digo, trocar flexas e espadas com seus figadais fidalgos inimigos e seus asseclas (é... os que seguiam João e o xerife eram asseclas) e teve dias up and down na batalha; but, atingiu a môsca azul num torneioo moral e os venceu no campo, enquanto tomava dos tubas e punha o seu no bolso pois também era pobre e terminou reempossando no trono o seu idolatrado Ricardo e casando-se com Marion para ser feliz para sempre (the end).

Assim é o final desta tal estória e idealìsticamente idem deveria ser todo final de trade, após cumprido o time preciso para ser atingido o TARGET PRÉ-ESTABELECIDO; seja quando curto; médio; ou longo; no seu devido tempo e, se curtíssimo, antes do final de tarde do DT.

Pois apesar (e quanto pesar) disto passar despercebido - mesmo que coisa grave e escandalosamente caótica - ali na floresta do market tem muita gente que atira flexas de ouvido (por 'ouvir' alguém na mídia especializada, e bem paga, sugerir ou induzir, ou algum mui amigo gurú forense idem idem, tanto faz...) e que se errasse seria até melhor que cicatriz acautela; pois quando acerta, de cara, num boi mais manso, fica tão feliz que de tão alegre vira caça e acaba penando nas garras de um ardiloso urso.

Mas isto é corriqueiro e por si só não justificaria êste Post que na verdade tenta instigar os amigos a pensarem... e, se, muito pesarem; já sabendo que é sim, muito dificil estabelecer o momento de ENTRAR numa operação bursatil, pois é justamente sôbre isto e quase apenas disto que se fala e se conta em prosa e versões analíticas; poderão talvez, sei lá, levar em conta que:

MUITO MAIS DIFICIL É SABER A HORA DE SAIR.

Pois é aí que está o segrêdo maior da engenharia desta coisa: o estabelecer-se "prèviamente", rígida e irremovivelmente, qual é exatamente a margem de lucro (ou perda, course) e ao chegar-se ao target point - ao atingir-se o alvo - nem piscar: pegar Marion e levá-la para a floresta; pois lucro na bolsa só se já no bolso...

e um prejuizo, pode sim, ser minimizado.

O alvo é o limite, tanto up quanto down.

Para quem sabe estabelecer o seu limite.


Agora, caro leitor, veja que light: nem falei em alavanvagens; nem de UTIs nos EUA; nem de recessão na China; nem de Derivativos; nem de que Macahado de Assis que nunca foi player, a muiiito tempo ter dito "Nem tudo se perde nos bancos; o mesmo dinheiro, quando alguma vez se perde, muda apenas de dono" (e nas bancas teria dito hoje); nem siquer dos tais aberrantes (há sim) S.O.S. 'prêços mérdios' e pense você um pouco e reflita, sôbre quem são na Bolsa os personagens da estorinha acima; mas, por favor, não me coloque entre os tais asseclas e se me deixar escolher, entre a flecha e a espada, prefiro ser espada.

Então, heróico Robin, se você realmente quer tirar alguma migalha das carrancas dos grandes brancos e se já estudou e treinou bastante; antes de mais nada (e principalmente antes de treidar) faça uma meticulosa engenharia de seu trade e mais que tudo estabeleça um alvo, o qual deve ser o ponto final de cada estorinha que viver ali, naquela floresta perto da praia, cheia de reis; xerifes; bois; ursos e atraz da onda os grandes brancos;

BUT, tem, também, a Marion.

Hã?!... agora é tarde?... que tarde que nada, nunca é tarde para aprender: leia as muitas páginas que o Bob escreve em um simples gráfico, principalmente se Mensal; leia atentamente as sutilezas delicadamente inseridas nos Posts do Fact; e releia o Mestre KB; fora outras visitantes conchas próximas com pérolas e alguns raros diamantes (ainda a serem peneirados), of course.

BOA SORTE.

Nenhum comentário: