sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Indicadores Antecedentes

Divulgações do ECRI nessa sexta-feira:

1-O indicador antecedente do ECRI sobre o ritmo da atividade da economia norte-americana não vê luz no final do túnel:

WLI = Indicador antecedente semanal dos EUA

"With WLI growth plunging to its lowest reading since the severe 1973-75 recession, the 2008 recession is set to get noticeably worse"

2-Indicador antecedente do ECRI sobre a inflação nos EUA prevê pressões inflacionárias decrescentes. Isso irá abrir caminho para novas reduções da taxa básica (fed funds) pelo Fed, que seria mais um instrumento na direção da solução do imbroglio. Até ontem o mercado futuro dos fed funds trabalhava com corte de até 50 pontos-base na próxima reunião em 29 de outubro.

USFIG = Indicador antecedente da inflação nos EUA

"With the USFIG diving to a new 76-month low, underlying inflationary pressures are clearly in rapid retreat"

3-Indicador antecedente do ECRI sobre a inflação na Europa mostra um quadro claro de desaceleração, embora ainda em um patamar elevado. O sempre hawkish (defensor de aumento na taxa) Banco Central Europeu poderá se sentir menos desconfortável em diminuir o rigor de sua política monetária.

"Inflation in the euro zone had been in a clear cyclical uptrend, but has now turned down. Euro zone inflation pressures, while still elevated, are now in an easing mode"

Um comentário:

aguia disse...

KB:

dos embroglios inclusos num quadro estagflacionário, a inflação é , de longe, o mais dificil de controlar, tal o ímpeto do Dragão quando as autoridades fiscalizadoras do SF e protetoras dos valores de compra das moedas, são frouxas e ou lerdas.

assim, a se confirmar um panorama atual mais ameno, como tendência e não como uma tomada de ar do Lizard lança-chamas, vai ficar mais crivel a adoção de uma política de taxas down e injeçõe$$$ que revertam ou estopem o quadro recessivo e salvem a donzela bursatil da zona... de perigo.

BUT, nada que resolva TUDO.

basta aliviar um pouquinho e já pode cair no esquecimento a inevitavel reforma do MFI na Geral - e pelo menos a Tributária aqui na alegre Pindorama que esnoba, digo, esnobava a crise do Bush - o que será imperdoavel, já que o Dragão - espada de S. Jorge tipo manteiga e a fera, blindada sim - não está morto.

apenas dorme, o fdp.