quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O Mais Antigo Indicador Técnico

Os indicadores Lowry's Selling Pressure Index e Buying Pressure Index, aplicados ao mercado norte-americano, talvez sejam os indicadores técnicos mais bem guardados do público e com a maior longevidade que eu conheço, cerca de 75 anos. Eu os acompanho de longe há muitos anos e, de memória, seu histórico é espetacular. Porém, eles antecipam o ponto de inflexão quase sempre por alguns meses, suficiente para matar um trader que desconhece essa característica.

Eles são divulgados com um dia de atraso. Hoje eu soube, por terceiros, que o Lowry's Selling Pressure Index registrou em 30 de setembro um novo recorde (aspecto negativo) e que a diferença entre ele e o Buying Pressure Index está muito perto de sua maior leitura (absoluta) que foi registrada no dia 29 de setembro.

Por esse indicador, o bear está vivo e faminto.

2 comentários:

aguia disse...

veneravel mestre, impecavel again:

sempre é bom olhar láaaaá atraz no passado; não para tentar prever o futuro, transformando em mágicas bolas de cristal as similaridades dos ciclos, BUT (by Bob que foi fazer alpinismo e mentiu que foi para um Congresso), para se ter uma visão retrospectiva que nos permita, com uma certa lógica e muiiito feeling - fundamentado preferencialmente em 'cicatrizes - ao menos PRESSENTIR (aquêle troço de ter calafrios que vivo repetindo) o que possa estar vindo porrrrrrrrrraí.

sempre fui fissurado em observar, além do vicioso e viciavel DT (passo o dia com o Canal Bloomberg ligado, filtrando as besteiras, course); o CP obrigatório; e, com prazer, o LP (quanto mais loooongo, melhor, tipo os historical monthly que chamo de LPAPDV, Longo Prazo A Perder De Vista, quá) para efeito de um comparativo panorâmico, k meu; do tipo olhar de um penhaskim; em que ao invés de comparar Ativos, comparo diferentes tempos de um mesmo ativo.

a parte - apenas lógica - disto; mesmo que não conclusiva; é que - mesmo não revelando a projetiva - o olhar-se, panorâmicamente, a retrospectiva; ajuda a gente a ter melhores ângulos visuais para nossas perspectivas.

e como vc foi, também, "impagavel", neste seu Post, fica sem as 15 pilas.

aguia disse...

PS (or, in Post, Scriptum):

a não ser que o Fact, já bamburrando num FC, resolva tirar do bolso dêle.

do nosso milhardário caixa não.

[ ]ão.