sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dow Theorists

Os seguidores da vetusta teoria de Dow devem estar de cabelo em pé. Apesar de que ontem (quinta-feira) o volume da carteira do SPX foi apenas ligeiramente acima da média móvel de 3 meses (a minha referência para julgar se o volume é ou não elevado), o volume na carteira do Dow Jones Transportes (DJT) foi um dos maiores de sua história.

Apesar de que nos dias atuais há setores muito mais importantes do que o de Transporte, como o setor de tecnologia por exemplo, para os seguidores dessa teoria para ser confirmada uma tendência no mercado é mandatório que os índices Dow Jones Industrial (DJIA) e o Dow Jones Transportes sigam a mesma direção e, além disso, que ambos superem ou violem níveis técnicos capitais. Eu julgo essa teoria defasada nesse ponto, embora eu dê importância ao comportamento do DJ T.

O DJIA, o mais conhecido, está em franca tendência de baixa, tendo violado o nível de 11 K dias atrás, enquanto o DJ T permanece dentro de um enorme caixote, não tendo violado a mínima do ano assinalada em janeiro desse ano. Se for levada ao extremo, essa teoria ainda não teria confirmado o bear market iniciado no SPX em outubro de 2007, pois o DJT não violou o suporte de janeiro.


Fonte: Yahoo / KB

O gráfico diário acima mostra que nessa quinta-feira foi registrado um DCB arrasa-quarteirão (DCBs são identificados por setas vermelhas descendentes) no DJ T. DCBs que não violam nada tem o hábito de sinalizar a exaustão ou o término de uma baixa, mas esse teve força suficiente para romper o suporte assinalado em julho.

Portanto, levem a sério esse DCB. Segundo a minha teoria o DJ T somente reverteria a sua tendência de baixa caso esse índice superasse a máxima intradia registrada na quinta (ontem), no nível em 4575 pontos (DJ T fechou em 4177 pontos).

Parece-me que os Dow Theorists estão de prontidão para declarar oficialmente que há chances de estarmos vivendo uma crise nos mercados, mas que eles ainda não têm muita certeza. Vê-se que quem não evolui, soçobra.

2 comentários:

aguia disse...

o coment virou uma torrente que acabou virando um poste.

( )ão.

ah, sim... e me envie 15 pilas.

Fact Finder disse...

KB, com relação à Dow Theory ortodoxa, herança de Dow, Hamilton, Rhea, etc., dois comentários:
1. É omissa em relação a volume;
2. A configuração atual do DJIA-DJT, desde janeiro, delineia um nonconfirmation, o que em hipótese alguma pode ser considerado bullish.