sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Jobless Claims e o Pib Americano

Toda quinta-feira o Departamento de Trabalho divulga o número de pessoas que se habilitaram ao seguro desemprego, portanto, o número de quem perdeu o seu emprego. Esse indicador apresenta uma razoável correlação negativa com a taxa real de crescimento do Pib. Ou seja, se esse número aumenta a taxa real de crescimento do Pib tende a decrescer.


Fonte: Labor Department / Fed / KB

A curva preta do gráfico trimestral acima é a taxa real de crescimento do Pib dos Eua e a vermelha, obtida por regressão linear, a do número de pessoas que se habilitaram ao seguro de desemprego. Por ser negativa a correlação, a curva da evolução do Jobless Claims (vermelha) está invertida para se encaixar na curva do Pib.

O Pib referente ao 3° trimestre ainda não foi divulgado, afinal o 3° trimestre terminou há 3 dias atrás, mas podemos ter uma idéia grosseira sobre o que nos espera. E não é nada boa.

Jobless Claims é um indicador coincidente que conta somente a história de quem perdeu o emprego, mas não joga luzes sobre quantos conseguiram um posto de trabalho. De qualquer modo, os analistas dão uma boa importância a esse indicador.

Um comentário:

aguia disse...

...


como vaticinou a taxa piorou.