sábado, 18 de outubro de 2008

Cambiando Posições

Uma turma saindo (estrangeiros)....


Fonte: Bovespa / KB (volume financeiro diário normalizado)

e outra entrando, fazendo preço médio diretamente via bolsa (pessoas físicas).


Fonte: Bovespa / KB (volume financeiro diário normalizado)

A turma dos fundos mútuos está quietinha, não entra, mas também não sai.

Os fluxos são diários sendo que o último dado disponível de outubro refere-se ao dia 15, quando o índice fechou em 36833 pontos.

Não violar a regra n°13.

8 comentários:

aguia disse...

Nota da Redação:

Avisamos a êste Administrador que o têrmo correto é "preço MÉRDIO"

( )

Bob disse...

Isto é tudo campanha contra o Lulla. O estrangeiros vieram para cá porque o Lulla fez uma excelente adiministração, argh, urgh, pqp, então dolra caiu devido ao PT. Agora o bush só faz cagada e o dolar sobe. Tudo culpa dos outros , always.

Anônimo disse...

Uma dúvida: qual a multidão de patos no caso? Os estrangeiros que precisam ficar liquidos a qqr custo ou os locais que estão comprando ações a preços abaixos das mais pessimistas análises fundamentalista que se fazem por aí?

KB disse...

Psycho

Seja bem-vindo ao TiB.
Saiba que aqui o contraditório será permitido.

Ninguém aqui se julga o dono da verdade, mas apenas apresenta os seus argumentos e ninguém irá tentar convencer A ou B, pois quem tem o poder da sanção é o mercado.

Se entendi bem a sua colocação os patos são os estrangeiros, e os espertos são as pessoas físicas que estão comprando.

1-Eu espero que eu esteja errado e que as pessoas físicas que estão comprando se dêem bem. Ma eu não teria tanta convicção disso. Você sugere que os patos são os estrangeiros, e de fato eu já vi eles se passarem por patos em algumas ocasiões, mas o gráfico 2 em:

http://tradinginblog.blogspot.com/2008/10/dissonncia-cognitiva.html

revela cabalmente que as pessoas físicas que operam diretamente via bolsa somente se tornaram otimistas depois de 4 anos de bull market! O pato por enquanto são eles.

Como apostar nos acertos de uma categoria de investidor, as pessoas físicas que compram diretamente via bolsa (não me refiro aos que entraram via fundo), se tais investidores foram vendedores durante todo o bull market até outubro de 2007 (ênfase) e somente a partir do mês seguinte começaram a comprar (a estatística se refere somente aos que operam diretamente via bolsa)

2-Você acredita que o deleverage ocorrerá com os preços dos ativos em alta?

O gráfico em
http://tradinginblog.blogspot.com/2008/10/culpa-do-gro-de-areia.html

me impressiona mal e somente por isso me deixa menos afobado. Deveria pelo menos servir como alerta aos que estão comprando desde maio.

3-As estimativas mais conservadoras poderiam estar ainda otimistas, ou não. Como saber? Esse argumento parte de considerações genéricas e não têm embasamento. Rule number 1.

De qualquer modo, boa sorte. Do meu lado, estou com o dedo no gatilho, mas sem ansiedade nenhuma.

Eu serei muito conservador na compra enquanto eu estiver assistindo a esse filme das pessoas físicas.
Posso perder algumas oportunidades? Claro que posso, mas o meu intento em primeiro lugar é a sobrevivência, em segundo, o lucro.

KB disse...

Mais uma coisa, porque eu não deixei claro um ponto importante e que talvez tenha sido a razão da colocação do Psycho.

Quem estiver comprando a partir do nível atual, logicamente terá chances bem melhores de se sair bem. Pato mesmo foi quem comprou em junho quando foi registrado recorde de compras de pessoas físicas via trading.

No comentário anterior faltou eu esclarecer que o problema de uma compra no momento atual é a possibilidade do fundo não ter sido atingido devido ao fato dos que compraram em junho não terem saído.

Um fundo pode estar perto (não apostaria nisso, mas tenho que admitir essa hipótese) caso os patos de junho comecem a sair ou bem mais embaixo.

Por esse motivo, além de razões macro, eu não estou nada ansioso para uma compra.

Boa sorte Psycho.

Abs

aguia disse...

Psycho:

gostaria de dar uma olhada em algumas ou muitas dessas análises dessas "ações a prêços abaixo das mais pessimistas análises fundamentalistas que se fazem por aí".

ou, umas poucas.

ou uma... tanto na análise, quanto na ação e tanto quanto no método do analista, até para saber qual o tipo de Balanço que analisa numa holding e o que é considerado por êle como Prêço de uma Ação.

assim talvez a gente possa responder melhor, pois há analistas que se dizem fundamentalistas e que nem sabem olhar o real endividamento sôbre o prêço líquido de uma emprêsa, mesmo tendo o Balanço na mão... e se êle disser que tá guardado é só abrir o site da bolsa que se procurar acha e se não achar ela fornece www.bovespa.com (em Inglês) e .com.br em Português... fale com a Bolsa.

bração e Boa Sorte.

Anônimo disse...

Ao Kb, Águia, Bob e outros,

Primeiramente parabéns pelo blog. Opiniões inteligentes, fora do senso comum, análises sofisticadas, me sinto um verdadeiro aluno aqui.

Trabalho no sell side em uma corretora local diretamente com clientes institucionais. E não raro faço publicidade do blog com o envio de textos linkados. E são sempre muito elogiados.

Mas voltando ao assunto, queria lembrar que nem faz tanto tempo assim que os estrangeiros (e locais vestidos de estrangeiros) pagaram o pato. 2001 foi um tal de sair a qqr custo que jogou o Ibov a 2mil dolares. Desmontagem de posições na renda fixa e em equities a qqr custo. E, ao contrário de agora, não encontraram esse volume de PF pra dar saída.

Como filial, acho importantíssimo ficar de olho no fluxo da matriz, que afinal, é o que moveu esse mercado. Mas acho tb importante diferenciar o fluxo "smart" do fluxo de deleverage. Esse último é provedor das melhores chances de compra que já tivemos por aqui.

Abs,

Anônimo disse...

Àguia, recebo diariamente researchs de diversas instituições, e será um prazer encaminhá-los a vc, se assim desejar. Me passa um e-mail e te mando o que aparecer de interessante por aqui.

Abs,