quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Bovespa sem os Setores de Petróleo, Siderurgia, Mineração e Bancos

Talvez o índice Bovespa sem o setor de petróleo, siderurgia, mineração e bancos reflita melhor a economia do país. Preciso esperar a minha base de dados engordar um pouco mais, pois abrange somente 5 anos, para checar essa tese. Senão correrei o risco de violar a regra n°1.

Na construção do índice abaixo, que representa cerca de 45% do índice Bovespa completo, eu eliminei os setores acima, mas mantive o mesmo peso dos papéis remanescentes no índice Bovespa.


Fonte: KB

O gráfico diário abaixo, desde o início de 2004, serve como atualização de um já postado tempos atrás nesse espaço. A título de ilustração, apesar da queda de 1% do índice Bovespa no pregão de hoje, esse índice subiu 2%. Mas é muito cedo ainda para comemorar.

Observe que o último topo, que concluiu um topo triplo, foi registrado na euforia do investment grade. Esse índice não teve forças de superar os topos anteriores, sinal de que fora o oba-oba nos papéis relacionados ao mercado de commodities, o restante estava com a língua de fora.

Esse índice está se aproximando do fundo registrado em 2004, embora ainda falte um bocado para chegar lá.

Um comentário:

Bob disse...

KB, com o comportamento de hoje pode o DCB de ontem ser climax de venda? Não digo reversão do bear é claro mas um pullback de respeito.
Fechamento de amanhã será killing.