segunda-feira, 15 de setembro de 2008

não querem deixar a baleia parir... a tsú.

Qual será a real eficácia das mais recente$ e das anteriore$ INJEÇÕE$$$ de ânimo que o FED e o TEZOURO da terra de Tio Sam, vêm dando ao SF lá dêles, em particular ao envermelhado segmento financiador e repassador das hipotecas residenciais, na UTI já a algum tempo e vizinho de cama de alguns Bancos e Financeiras com parentesco mais próximo, com outros agentes do Sistema, também hospitalizados pela mesma contaminação, pela mesma Bôlha virótica, todos esperando vaga?

Isto eu não sei responder, apesar de continuar pensando que se Sir Alan Greenspan tivesse colocado o dedinho dêle no primeiro sinal de furo da Bôlha das Casas, talvez o quadro hoje fosse outro, mesmo que com retoques tais quais; pois, é lugar comum, a nivel universal, no meio assistencial de saúde, dizer-se ser bem mais conveniente o tratamento preventivo que o curativo.

Prova disso, se uma lenda puder servir de comprovação de algo, é a estória do garotinho Holandez que enfiou o dedinho num furinho insipiente do grande dique que separa o seu país de Terras Baixas, a Holanda, do mar, acima dêle... e assim tendo prevenido o menino, dedo no buraco, até chegar um remendo mais forte, o estôuro daquela bôlha, digo, daquela reprêsa, foi evitado e êle virou heroi.

Alan, aquela raposa genial, não quiz ser heroi?

Também para isto não tenho resposta, mas, a mim me parece mais que êle, ao ver o tamanho da coisa que mais parecia uma baleia grávida que uma simples reprise de outras bôlhas das tais ganâncias incomensuraveis; ao sentir a impossibilidade de evitar o inexoravel estouro, digo, o rompimeto da tal placenta, preferiu passar o caso para o doutor Bernanke e seus colegas do atual Hospital.

Assim, assistimos hoje, o FED e o TEZOURO, a quatro mãos, vinte dedos; tentando tapar os buracos, muitos mais, da reprêsa; ou, figurativamente, se me permitem a anologia que espero instigar a todos a também pensar: tentando evitar o parto da baleia, esta bôlha tsunâmica, a qual, se estourasse de vez, apezar do estrago enorme e dores muitas, talvez desse, ao final, um filhote saudavel; como saudaveis sempre, as lições de vida; tanto quanto maiores, mais dolorosas.

Entretanto, todos que assistimos filmes parecidos no passado, sabemos que a terapia curativa intensiva vai continuar, à espera de um milagre; e, creiamos ou não, tanto nisto quanto em bruxas, rezemos todos e já nos acautelando - botes, remos e salva-vidas à mão - preparemo-nos para melhores dias que sempre virão, como costuma acontecer, após o final dos desastres de tôda inundação; eis que finalmente saiu o esperado balão (foi nesta última Veja, Fact)... que o Brasil está "BLINDADO".

Êste Post, também, mesmo que a alguns possa talvez parecer inverossimel; retoques aqui e ali; é roteiro de um filme antigo, retocados apenas pequenos pontos do script original, de mensagem postada e muitas vêzes reprisada, como agora, a muito tempo em outras praias de bate-papos bursateis; sinal de que a tal bolhona já estava a vista e faz é tempo óh.

BOA SORTE A TODOS e canjinha de galinha otimística - mística não, realista sim, pés no chão, os quatro - aos mais ajuizados e pacientes que não queiram, à exemplo de alguns às vêzes incautos mas sempre ávidos certos sardas e até incertos banqueiros idem; serem, também, eventuais pacientes de UTI.

Um comentário:

Bob disse...

Este é o iníco da TSU?argh, forte mesmo.