quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Financial Capital vs. Mental Capital

Será que se perde apenas dinheiro quando os mercados embicam pra baixo por 4 meses (por enquanto)? É míope a abordagem que tem sido dada pelas reportagens mostrando investidores com perdas financeiras significativas. Convém lembrar que a maioria deles acumula perdas maiores que as dos benchmarks no ano porque foram atraídos pelos comerciantes do mercado financeiro de Pindorama (homebrokers, gerentes de banco, etc.), logo após a concessão do investment grade.

A perda maior não é a do capital financeiro. A exaustão do capital mental é muito maior e a que poderá trazer mais conseqüências em outras áreas da vida. A perda de dinheiro tem impacto direto na auto-estima. Muitos possuem locus de controle externo. Leia-se, possuem ego externo: a própria auto-estima depende da opinião de terceiros (!) Muito provável que um bom percentual de rookies no mercado de ações saia na próxima leg down. E nunca mais volte. Por isso, meus caros, fundamental é preservar seu capital mental para que seja possível aproveitar um novo rally. Se isso não ocorrer, você não terá o grau de confiança necessário para fazer para dar "enter" nas ordens de compra...

6 comentários:

Bob disse...

Não me recordo se foi quinta ou sexta-feira passada entrevistas na globonews com "traders" do mercado. O repórter sentado com eles em seus belos apartamentos, engravatados e dizendo: " nosso portofolio registra perda de 40% este ano mas pensamos no longo prazo, não é hora de sair". De doer!

Fact Finder disse...

Acho que vi. Gostaria de saber como é possível estar entubando uma trolha medonha e ainda assim manter aquele ar blasé. A única explicação é que compraram ações com o dinheiro da feira. :)

Samuel Ramos disse...

A outra explicação é que compraram ações com OPM: others people money.
hehe

Anônimo disse...

Hehehe ... seria hilário se não fosse trágico.

Como tem dito o KB, haverá um momento em que a dor será insuportável, especialmente após um certo alívio momentâneo e então comece a ocorrer os divórcios da massa compradora de topo.

Será um bom momento para operar, penso.

Enquanto isso vou lendo aqui e ali, atendendo alguns telefonemas, respondendo alguns e-mail's ... as pessoas em geral falam em longo prazo, começam a citar Benjamin Grahan (aliás comprei o livro dele e não consegui le-lo ... uma bosta considerando o momento atual), "analisar" fundamentos empresariais e, pasmem!, macro-econômicos, na verdade repetindo e repetindo o que a mídia lhes vomita diariamente, etc., etc. e etc.

Por falar em fundamentos econômicos, não custa nada repetir que em 2005 e 2006 (não encontrei nada sobre 2007) o crescimento percentual (não em valores absolutos) desta nação tupiniquim somente foi maior, no continente americano, que uma única nação: o Haiti, uma pequena ilha, pobre, miserável e em constante guerra civil.

Pode?

Anônimo disse...

Em tempo ... o crescimento percentual do PIB ...

Anônimo disse...

Sr. Fact

Dei pela falta em seu introito de personagens famosos e grandes icones esportivos alugados para tanger o rebanho, no vai vem rumo ao frigorifico.

Por certo que finesse oblige.

A proposito de sua abordagem sobre o mental das pessoas envolvidas amadoristica ou profissionalmente com o mercado acionario, algo bem mais importante pela abrangencia ja marcante deste blog que simples consideraçoes imediatistas, tocou-me diretamente por lembrar-me um fato ocorrido com dois players de meu conhecimento.

Um deles, sempre exitoso, estourou o figado com o excesso de emoçoes diuturnas da roda viva em que sua cabeça girava, dentro de casa mas a cabeça distante da familia e ao estourar a grande glandula, morreu,
deixando podre de ricos viuva e filhos.

O outro teve mais sorte porque viu o que o primeiro olhava sem enxergar e ainda se salvou, mas tambem pagou se bem preço menor, com a moeda de duas cirurgias, no mesmo bendito Orgao Glandular, primeira de quatro horas e a segunda, quatro anos depois, de oito; mas estah vivo, duas cicatrizes montadas uma sobre a outra, dos cortes desde o esterno ate abaixo do umbigo e que lhe servem de lembrança. Ja matreiro investidor, foi buscar o seu e mais algum e nao joga mais, algo que prometeu a si mesmo e cumpre.

Sds.