terça-feira, 9 de setembro de 2008

Bulls & Bears & Waves

by aguia

Escreverei aqui sempre para a possivel atenção de pessoas que como eu, sejam eternos aprendizes no market; eis que para leitores mais sofisticados e de nivel Analítico de esmerada perfórmance, temos aqui um restrito (porém irrepreensivel; qualificado e extraordinàriamente versatil) grupo de Analistas do MFI, tanto em aferição de Ondas; em AT; em AF; AG (de per si ou combinadas), nos diversos tempos; além de inteiração c/ eventuais D + Escolas e Métodos; quanto em amplos conhecimentos do complexo painel econômico-financeiro global, e, principalmente, com vasta experiência; além de, finalmente, e mais que tudo; equilíbrio; isenção e meticulosidade laboratorial que somados às características mais importantes a qualquer observador (Humildade e Paciência), caracterizam os bons Players; Analistas e Comentaristas.

Quanto ao Título, parece existir uma enorme diferença entre êstes, assim apelidados, dois principais fenômenos bursateis, tal qual a que existe entre os dois animais símbolos; mas, observando tais looongos períodos, na alternância dos quais o Mercado faz seu revezamento dos dois grandes ciclos de Tendência, geralmente no LLLP (vejam a duração do Bull que se despede, já de algum tempo castrado, flagrantemente cansado e agora de volta ao curral; dando lugar ao Bear, ora ainda incipiente, meio sonolento, após a tão demorada hibernação; porém, por certo, faminto)... No market, porém, a diferença está apenas em que os prêços sobem, quase sempre em zigzag no primeiro e caem idem no segundo... nada de novo, eis que são ciclos, absolutamente normais, tais as marés e tal o próprio movimento oscilatório absolutamente natural das ondas do mar... quase tôdas.

Já nos animais, pròpriamente ditos, vê-se que o Touro, quando de boa raça e índole, é geralmente docil e se deixa tocar e ser tocado sem despertar medo ou pavor; mesmo que a gente, de repente se veja eventualmente encurralado com êle no cercado de um trade mais arrojado (eu disse trade?... bem, sigamos), seus movimentos são confiaveis e êle afinal de contas é domesticado, of course; e sempre, com jeitinho e calma, se consegue 'corrigir' a relação, quando e se entramos no curral afoitamente, açodados no azar, num de seus momentos de mau humor; desde que haja a tal paciência e perseverante equil´brio já que êle, afinal, joga no nosso time... BUT, com relação ao Urso, lembrem-se que é do tipo que Hiberna (e é dêste Bear que falamos aqui); há que se lembrar que é selvagem; feroz e impresivisivel; além terrivelmente esfomeado e apavorantemente carnívoro... e daí há que se ter redobrado cuidado ao se (e quando) pretender treidar com êle... alíás:

a quem apeteça canjinha de galinha e outras graciosas receitas do tipo das de minha sábia avó, o melhor mesmo é ficar olhando de longe, só observando o filme de tal impiedoso predador e NÃO VENDER foto dêle SEM TER na mira, em carteira, o ativo; principalmente em DT, eis que final de dia, na hora da recompra, se possa ser obrigado a engolir a coragem e a valentia e gritar: intão tá!*#%* VÁ A MERCADO!!!

Sôbre o afair entre o Simonsen e o Delfim Neto; após a saida de um e entrada do outro para o comando do quadrante da Economia, em revolucionários tempos idos e o que possa vir isso a ter com o market bursatil e a figura de um certo Tubarão; assim como sôbre Análises e Cursos infestantes e ou festivos, como também de uma coisa sinuosoa e reptícia chamada "Indicação", falaremos, en passant e genèricamente, mais para a frente (se os taos D+ continuarem me deixando postar por aqui, claro).

45 KG à vista, Bob...e quanto aos "34 só em 2.010"...era brincadeira sua, né, uái?

BOA SORTE A TODOS.

flap.

4 comentários:

KB disse...

Humor e insight dá uma boa canja, melhor ainda quando temperado por uma vasta experiência.

Para quem não sabe, o galináceo, como eu o chamo, é o nosso vovô, o de quilometragem mais extensa nesse nosso pedaço.

KB

Anônimo disse...

Estou surpreso!
Normalmente gozador e irreverente, o aguia se superou nesta mensagem.
Li, reli e gostei.
Eita blog bão este!
Não há outro igual, certamente.

Anônimo disse...

excelente grafia, mas naum entendi nadinha... afinal eh para comprar ou para vender?... e o Titulo fala tambem de Waves e no artigo apenas encontrei uma frase, aparentemente ocasional, sobre elas.

ou estou enganado e foi justamente ali que sutilmente embutiu o seu recado, para a gente acionar os flaps antes que surja uma onda diferente?

entao, porque não escreve da mesma forma aberta e cristalina que o KB usa; tornando-se singela e facil de se entender?

de qualquer forma, gostei muito deste espaço aqui e acho uma Pena não terem tido a ideia a mais tempo.

BOA SORTE E PARABENS PELAS INICIATIVA.

Bob disse...

mestre Aguia, potencial de baixa enorme mesmo. Vale5 fez novo pivo de baixa hoje e o pior BBDC4, ITAU4, ITAS4, UBBR11 ainda não fizeram pivo de baixa. Muito peso no indice por vir ainda