sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay

O gráfico mensal abaixo, extraído do Enfoque (15 pilas Mr Botelho), mostra a evolução do preço do mercado futuro do índice Bovespa desde 1992, contratos bimensais "linkados".


Fonte: Enfoque

Para quem não está familiarizado, o preço do contrato futuro do Bovespa não é a previsão do mercado sobre qual será a cotação do índice Bovespa no seu vencimento, gafe grosseira que muitos jornalistas iniciantes cometem.

É simplesmente o índice Bovespa (cash market) acrescido dos juros cdi acumulados até a data de vencimento do contrato, cujo vencimento na BMF é bimensal.

O fundo no gráfico acima situa-se em 17,3 K, um suporte no gráfico do índice Bovespa nominal.

Mostrei apenas por curiosidade e saiba que a lei de Murphy é perversa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Só resssaltando que durante a subida da ladeira bull, o futuro embutia um prêmio negativo em relação ao CDI. Não foram poucos os periodos desse ano em que trabalhou a 50% da taxa. Mas agora tá acima de 100%, por absoluta falta de financiadores ($$$$$$$$) no mercado.
Olho no prêmio desse futuro. Pode ser um bom indicador da eventual normalização do fluxo no mercado local.

Fact Finder disse...

Quando acompanhava percebia algo em 75%CDI. 50% não me lembro de ter visto...

KB disse...

De fato, o futuro sempre operou em backwardation, com desconto pelo que eu me lembro entre 60% a 75%.

Um pouco antes do início do bear market passou a operar em contango.

Me lembro muito pois sou trader de índice, mas como aqui o mercado sempre foi muito ineficiente para arbitrar qualquer coisa (aluguel é muito caro, não tem puts) apenas achei estranho.

sobre backwardation:
http://www.investopedia.com/terms/b/backwardation.asp

sobre contango:
http://www.investopedia.com/terms/c/contango.asp

Anônimo disse...

Eu estive fora do mercado por 2 anos e retornei em janeiro. E me lembro que a primeira rolagem que vi (acho que fev/abril) estava exatamente a 50%. Tomei um susto! Mas chequei com alguns clientes (tesourarias e assets) que me confirmaram que a situação já vinha há umas 2/3 rolagens. Não entendi nada. Quem diabos manteria uma carteira de ações na mão com o futuro barato assim? É pra socar tudo, caixa na LFT e comprado no futuro!